História da Igreja

CNBB: Uma instituição de respeito

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

13 ABR 2021 - 09H31 (Atualizada em 13 ABR 2021 - 09H58)

Reprodução

Fundada em 14 de outubro de 1952, no Rio de Janeiro (RJ), por influência de Dom Helder Câmara, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma instituição permanente que congrega todos os Bispos da Igreja católica no Brasil.

Regida por um estatuto e coordenada por sua presidência, sua organização abrange as 278 circunscrições eclesiásticas, que estão organizadas em 17 regiões episcopais ou regionais, cada uma com seu conselho episcopal.

As dioceses do estado do Espírito Santo estão propondo que se crie o 18º regional, formado pelas quatro dioceses do estado. Além das circunscrições territoriais, existem também as circunscrições pessoais, que atendem a um grupo específico de fiéis.

O episcopado brasileiro é formado hoje por cerca de 474 bispos, dos quais 309 estão na ativa, constituindo um dos maiores do mundo. Aqueles que já tiveram sua renúncia aceita pelo papa são 165, estando na condição de eméritos e já não fazem parte da CNBB, mas podem participar de suas assembleias na condição de ouvintes.

As paróquias hoje são cerca de 12 mil e o clero é formado por 24 mil membros entre diocesanos e religiosos. Ao seu lado estão outros 40 mil religiosos(as).

Os católicos no Brasil são cerca de 118 milhões, correspondendo a 61% da população brasileira.

Thiago Leon
Thiago Leon


Para coordenar, dirigir e motivar esse grande organismo eclesial com todas as suas variedades, buscando a “unidade na diversidade” é que há 58 anos acontece a Assembleia Geral da CNBB que neste ano, devido à pandemia da Covid-19, pela primeira vez na história acontece no formato on-line.

A CNBB que é uma das instituições mais representativas da sociedade brasileira, vem buscando recuperar a sua força perdida nas últimas décadas, se colocando como a “consciência da sociedade” e a porta-voz da verdade do evangelho, lutando pela defesa e promoção da pessoa humana em seu todo, especialmente nos momentos mais difíceis e conturbados da história do país como este que agora estamos vivendo.

Graças a esta unidade e sempre ativa no espírito da missão a Igreja católica chega a lugares onde nenhuma outra instituição consegue chegar, mesmo o estado, sendo responsável, por exemplo, por mais de 50% de toda a ação social que hoje acontece em nosso país.

Escrito por:
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em História da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...