História da Igreja

Martírio de São Pedro e São Paulo

Perseguidos por causa do Senhor, fundamentos da fé e da unidade da Igreja

Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.

Escrito por Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

28 JUN 2024 - 15H35 (Atualizada em 28 JUN 2024 - 15H57)

Via Crucis

“O dia de hoje é para nós dia sagrado, porque nele celebramos o martírio dos apóstolos São Pedro e São Paulo... Na realidade, os dois eram como um só; embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho”, assim explicou o Bispo Santo Agostinho (354-430) em seus sermões sobre a solenidade de São Pedro e São Paulo, celebrada antes no dia 29 de junho, mas que é transferida para o domingo no Brasil e em outros países.

Esta celebração recorda que São Pedro foi eleito por Cristo e que o Papa, como Sucessor de Pedro e Vigário de Cristo, é o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade, tanto dos bispos como da multidão de fiéis que formam a Igreja. Ele é o Pastor de toda a Igreja, tendo o poder pleno, supremo e universal.

Do mesmo modo, nesta mesma data é comemorado São Paulo, o Apóstolo dos gentios, que antes de sua conversão foi um perseguidor dos cristãos e depois passou, com sua vida e missão, a ser um ardoroso evangelizador dos gentios, sem limites e sem reservas, anunciando a todos o evangelho.

Pedro e Paulo tiveram vida e carismas diferentes, mas trabalharam por uma única causa: a edificação da Igreja de Cristo. A força do testemunho os uniu na vida e no martírio e na cidade de Roma, lugar de sua morte, descansam os seus restos mortais. No lugar onde Pedro foi sepultado, na colina do Vaticano, encontra-se a majestosa Basílica de São Pedro. São Paulo foi preso e levado a Roma, onde foi decapitado no ano 67. Ali está também enterrado no lugar onde se encontra a Basílica de São Paulo Extramuros.

O primado de Pedro

O primado de Pedro está relacionado ao serviço da unidade na fé e na caridade. Sua função ou missão não é de honra ou de recompensa ao mérito. É um serviço. Como líder da Igreja nascente depois da Ressurreição e Ascensão de Cristo, dirigiu os apóstolos como primeiro Papa, assegurando que os discípulos mantivessem a unidade da verdadeira fé.

Por isso, celebrando São Pedro, lembramos do papa, chamado de bispo de Roma, Pensamos no Papa Francisco, tão carismático, tão simples, que passa à Igreja de Jesus Cristo, confiança e humildade, um homem pobre numa Igreja de pobres, para os tempos turbulentos em que vivemos.

Sentido da solenidade

A solenidade de Pedro e Paulo nos mostra que hoje, mais do que nunca, Cristo precisa de apóstolos prontos a sacrificar-se pela causa do Reino; precisa de testemunhas e de mártires como São Paulo.

Na Oração Inicial da liturgia de hoje, pedimos a Deus conceder à Igreja seguir os ensinamentos de Paulo e Pedro que nos deram as primícias da fé. Celebrando o dia de Paulo nos lembramos dos evangelizadores porque todos somos chamados a ser evangelizadores, imitadores de Cristo, estando atentos à Palavra de Deus, de tal modo que, uma vez evangelizados possamos também, à moda de São Paulo, dar a vida pela Igreja de Cristo.

Quando falamos em Pedro lembramos a hierarquia, o poder e a instituição. Quando falamos de Paulo lembramos o carisma, a evangelização e a pregação. Juntos personificam a Igreja, sendo que a fé de Pedro constitui o fundamento sólido da Igreja de Cristo, chamada a ser, como Paulo, discípula e missionária.

E hoje, mais do que nunca devemos rezar. Rezar para que Deus faça de nós cristãos apostólicos, ancorados à fé dos apóstolos Pedro e Paulo. Rezar, também, pelo sucessor de Pedro, o Papa Francisco, para que Deus que o colocou em tal posição o ilumine e o torne capaz de confirmar os irmãos na fé e na caridade.


Escrito por
Padre Inácio Medeiros C.Ss.R.
Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Missionário redentorista graduado em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma, já trabalha nessa área há muitos anos, tendo lecionado em diversos institutos. Atuou na área de comunicação, sendo responsável pela comunicação institucional e missionária da antiga Província Redentorista de São Paulo, tendo sido também diretor da Rádio Aparecida.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em História da Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...