Histórias de Vida

São Martinho de Lima e seu amor pelos mais pobres

Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)

Escrito por Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

10 OUT 2012 - 00H00 (Atualizada em 03 NOV 2022 - 15H42)

Reprodução/ rainhadosceus.com


São Martinho nasceu em 1579, em Lima, capital do Peru. Era negro, filho de uma escrava. Sua vida foi sempre marcada pelo espírito piedoso, de humildade e caridade.

Na busca de se colocar inteiramente a serviço dos pobres tornou-se membro da Ordem Dominicana. É considerado o padroeiro dos barbeiros, por ter exercido a profissão. Leia MaisCNBB lança material de reflexão para o Dia Mundial dos PobresIgreja celebra Nhá Chica, beata da oração e mãe dos pobres

Naquela época, os barbeiros exerciam as profissões de dentista e cirurgião.

No convento onde vivia em Lima atendia não apenas os doentes de dentro do convento, mas também os de fora e dedicava a sua vida aos pobres. Um dia, ele queria ajudar um mendigo que pedia esmola, mas não tinha nada para lhe dar.


O que Martinho fez? Sentou-se na calçada, ao lado do mendigo, e pedia esmola junto com ele, para ajudá-lo. A caridade, somada à humildade, leva os cristãos a tomar atitudes inusitadas. Ninguém é tão pobre que não tenha nada a dar. 

Faleceu aos 60 anos de idade, em 03 de novembro de 1639 e foi canonizado pelo então papa João XXIII, que o chamou de "Martinho da caridade".

Escrito por:
Padre Antônio Queiróz dos Santos (Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R)
Pe. Antônio Queiroz, C.Ss.R (in memoriam)

Missionário redentorista, recolheu ao longo de seu ministério centenas de histórias que falam de forma simples e popular da fé e das realidades do povo de Deus.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Histórias de Vida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...