Desde que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717, a fé na Mãe Aparecida como intercessora junto a seu Filho Jesus Cristo só tem crescido. Descubra abaixo 12 fatos curiosos sobre o início dessa devoção.
Nº 1
A imagem foi encontrada no bairro Itaguaçu, onde foi construído um oratório pela família de um dos pescadores que encontraram a Imagem. Depois, os devotos lhe construíram, até o dia de hoje, três igrejas: a primeira, a igreja do padre José Vilela, inaugurada no alto da colina de Aparecida, no dia 26 de julho de 1745; a segunda, do frei Joaquim do Monte Carmelo, inaugurada no dia 24 de junho de 1888 e a última igreja, a de dom Antônio Ferreira de Macedo e do padre Noé Sotillo, que é o Santuário Nacional, sagrado com o título de Basílica Menor no dia 4 de julho de 1980, pelo Papa São João Paulo II.
Nº 2
No livro da Editora Santuário chamado “Senhora Aparecida”, da historiadora Teresa Pasin, é relatado que, entre 1817 e 1818, o pintor austríaco Thomas Ender acompanhou a missão científica de Karl Friedrich e Johann Baptist, em uma “Viagem pelo Brasil”. Encantado com a localização, ele fez uma pintura em aquarela homenageando a antiga capela.
Nº 3
A Princesa Isabel visitou Nossa Senhora Aparecida em companhia de Dom Luiz Felipe Gastão d’Orleans, o Conde d’Eu, seu esposo, entre os dias 7 e 8 de dezembro de 1868. Veio suplicar a graça de um herdeiro para o trono. Ela não conseguia engravidar e seu ilustre esposo já estava sendo vítima de chacotas e brincadeiras.
A princesa fez, então, uma novena e ofereceu à Senhora Aparecida um rico manto com 21 brilhantes, representando os 21 estados brasileiros da época. Voltou novamente em novembro de 1884, para agradecer. O trono já possuía, nesta época, três herdeiros: Dom Pedro de Alcântara, Dom Luiz Maria e Dom Antônio. Como devota, ofereceu uma riquíssima coroa de ouro cravejada de brilhantes, pesando 300 gramas, que foi usada na coroação de 1904.
Nº 4
Em setembro de 1805, o patrimônio da capela e as esmolas do cofre foram incorporados oficialmente aos bens públicos, passando a pertencer à Fazenda Nacional. O próprio Dom João VI mandou recolher, por duas vezes, o dinheiro do cofre da capela para socorrer as necessidades do Estado.
Nº 5
Frei Monte Carmelo era conhecido pelo temperamento difícil, agressivo e irreverente demais para a época. Ao chegar ao vilarejo de Aparecida, diante do estado precário da Igreja, em 1876, o frei resolveu tomar uma decisão parada há 13 anos, não por falta de verba, mas sim por causa da desonestidade de tesoureiros: retomar a construção da nova basílica.
O frei baiano se tornou o empreiteiro da obra. Naquele tempo, a riqueza do café refletia também nas rendas do cofre. Em meio ao conflito com a administração dos cofres, o frei foi conseguindo recursos para a realização das obras.
Fez de tudo para que a obra não parasse. Ele vendeu inclusive o antigo altar e as imagens do templo para angariar fundos. Teve de dispor de seus bens pessoais para saldar compromissos com os fornecedores de materiais para a construção.
Entretanto, os maus tesoureiros tiveram a ousadia de processá-lo, mas naturalmente ele recorreu e ganhou a causa.
Nº 6
Em 1893, a igreja recebeu o título episcopal de Santuário.
Nº 7
Quando a Igreja se separou do Estado, em 1890, os bispos brasileiros procuraram auxílio na Europa para revitalizá-la.
Dom Lino, bispo da época, mandou primeiro uma carta para o Vaticano e depois enviou um emissário, para ter certeza de que seria atendido. Ele precisava de maneira urgente de padres missionários para trabalhar na pequena vila de Aparecida.
Os Missionários Redentoristas alemães chegaram em 1894. Foram acolhidos com festa na antiga estação ferroviária da cidade.
Desse momento em diante, os redentoristas assumem o cuidado pastoral, começam a visitar a região, vilarejos e passaram a fazer um trabalho missionário dentro do Santuário, atendendo os romeiros.
O trabalho dos missionários e a experiência com santuários foi fundamental para a organização, não só do Santuário de Aparecida, mas em toda a cidade.
Nº 8
Em 1908, o Santuário recebe o título de Basílica Menor.
Nº 9
Em 1931, Nossa Senhora Aparecida recebe o título de Padroeira do Brasil.
Nº 10
Dois presidentes (Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek) também passaram pela Basílica Velha em ocasiões especiais.
Nº 11
A noite de 16 de maio de 1978 ficou marcada como um momento terrível da história. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi quebrada e partida em milhares de pedaços, algumas partes reduzidas a pó. O “Almanaque de Nossa Senhora Aparecida”, do ano de 1979, apresentou duas páginas históricas narrando o acontecimento.
“Eram 20 horas e 10 minutos do dia 16 de maio de 1978. No altar-mor da Basílica Nacional (igreja velha) estava acontecendo uma Concelebração Eucarística. E foi naquele momento que o jovem Rogério Marques de Oliveira, 19 anos, residente em São José dos Campos (SP), quebrou o vidro de proteção do nicho existente naquele altar e tentou apossar-se da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na tentativa, deixou que a imagem caísse ao chão”.
A imagem foi recuperada pela restauradora Maria Helena Chartuni.
Nº 12
Em 1982, a Basílica Velha foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Confie em Deus! A fé em Jesus deve superar as incertezas
Reflexão sobre a confiança nas promessas de Deus, a esperança na vida eterna e a importância de ouvir e fixar os olhos em Cristo.
Páscoa 2025 conta com lançamentos de filme e animação sobre o tema no cinema
O cinema reserva grandes estreias para 2025, em especial na Páscoa, com filme e animação para toda a família com todos passos vividos por Jesus até sua ressureição.
Conheça as três paixões de Carlo Acutis e seu exemplo de santidade
Conheça detalhes da vida e as três grandes paixões de Carlo Acutis, o jovem que será canonizado e continua inspirando a geração atual.
Em respeito à sua privacidade, buscamos tratar os seus dados pessoais com segurança e transparência. Ao preencher o formulário acima, você concorda com o tratamento de seus dados pelo grupo Santuário Nacional e Rede Aparecida de Comunicação. Os dados pessoais serão utilizados apenas identificação e relacionamento. Ao não selecionar essa opção, você receberá apenas informações relacionadas a esta página. Para mais informações e exercer os seus direitos enquanto titular de dados, consulte a nosso Aviso de Privacidade ou entre em contato com nosso canal privacidade@santuarionacional.com.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.
Lugar mais bonito do mundo
Lindo documentário é nossa estória religiosa que tem muito valor é agradecemos a todos que ajudaram principalmente todos Redenoristas. Eu é meu fazemos parte da campanha dos devotos a mais de 10 anos.
Muito interessante saber de todos os detalhes. Sou devota de Nossa senhora Aparecida desde de criança. Mas não conhecia toda a história.
Muito interessante saber assim em detalhes.Estive aí em Aparecida a um mês atrás.Ainda estou encantada com tudo oque vi e aprendi.Foram muitas bençãos
Muito interessante! Adorei essas curiosidades!
Essas informações são riquíssimas para repassarmos aos romeiros durante o percurso das romarias...Em forma de catequese utilizo as matérias que o Santuário publica para enriquecer nossas romarias e também para dar um incentivo aos leigos a participarem ativamente de suas comunidades... Paz e Bem!