Igreja

Relembre 12 inesquecíveis Festas da Padroeira do Brasil

O A12 lista para você fatos marcantes da grande celebração para nossa Mãe Aparecida!

Escrito por Redação A12

13 AGO 2021 - 10H22 (Atualizada em 21 SET 2022 - 08H32)

Faltando 12 dias para o início da Novena, vamos conhecer 12 inesquecíveis festas da Padroeira ao longo da história, e  quem ajudou o A12 é a historiadora e escritora Tereza Pasin.

Veja quais foram as festas marcantes e as principais curiosidades.

Relembre assistindo esse vídeo logo abaixo!


Neste vídeo você vai ver:

Leia MaisNovena da Padroeira 2022: Construindo uma Igreja sinodal e missionáriaVoluntários de diversas áreas são convidados para a Festa da Padroeira

1. Iniciamos pela história recente de Aparecida: o Jubileu de 300 anos do encontro da Imagem foi inesquecível. Foram dias muitas comemorações, mas infelizmente, três anos depois, o mesmo lugar que abrigava multidões, ficou quase vazio. A pandemia chegou e os devotos foram convidados a fazer seus altares em suas próprias casas.

2. Agora a gente volta no tempo, lá pro início da história. A pesca da Imagem milagrosa foi em 1717, mas a primeira festa só aconteceu em 1745. Aliás, pensando bem. Talvez nem possamos chamar de festa, porque ainda nem se usava esse termo.

3. Sabia também que teve um ano com duas "festas" para a Padroeira? Foi em 1746!

4. Finalmente, só em 1751 que as comemorações foram chamadas de festa. Foi quando surgiu a primeira Irmandade de Nossa Senhora aqui em Aparecida.

5. Santo Antônio de Santana Galvão foi um festeiro de Nossa Senhora Aparecida. Ele foi um dos primeiros que pediu para que todos pudessem oferecer flores à Nossa Senhora Aparecida.

6. Os Primeiros Padres redentoristas em Aparecida pediam para as pessoas enfeitarem a porta de suas casas para quando a procissão passasse.

Thiago Leon
Thiago Leon


7.  Nossa Senhora coroada! Em 1915, aconteceu a primeira coroação durante um dia de Festa da Padroeira.

8. A festa de 1923 foi marcada pelas multidões e a Basílica já não comportava o número de devotos.

9. Em 1939, a festa passa a ser no Dia da Pátria, mas não deu muito certo. Na parte da manhã não era possível fazer nada por conta do desfile cívico e o tempo ficou curto para celebrar.

10.  O dia 7 de setembro de 1947 foi o dia em que a Imagem encontrada nas águas, a original, como alguns chamam, saiu pelas ruas em procissão.

11. Em 1954, finalmente, o dia 12 de outubro passa a ser oficialmente o dia da Nossa Rainha e Padroeira do Brasil.

12. A festa de 12 de outubro de 1978 foi a primeira celebrada na Basílica Nova.


Neste ano de 2022, a expectativa para receber público na Casa da Mãe, é enorme. Fique por dentro da Programação na Página da Festa da Padroeira.

.:: Gostou? Tudo isso e muito mais confira no vídeo acima!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...