Igreja

4 dicas para você escolher cantos do Advento e Natal

Escrito por Letícia Dias

10 NOV 2022 - 11H25 (Atualizada em 25 NOV 2022 - 10H48)

seto contreras/ Shutterstock

O tempo do Advento inicia-se no próximo dia 27 de novembro e logo, na sequência, a Igreja entrará no tempo do Natal. A constituição Sacrosanctum Concilium sobre a Liturgia Católica, no item 7112, afirma que tanto o canto quanto os instrumentos possuem importância no que diz respeito à composição do culto divino,cuja finalidade é dar glória a Deus e santificar o ser humano.” 

Leia MaisPapa Francisco reforça a importância de uma Liturgia vivaO que diz o Papa sobre a Liturgia da Palavra?

Nesse contexto, o diretor de música da Catedral da Sé de São Paulo (SP), maestro Delphum Rezende Porto, deu algumas dicas à Vatican News de como viver bem os períodos do Advento e Natal por meio da escolha das músicas litúrgicas.

Adaptamos 4 delas para você. Confira!

1- Não se comportem como uma banda que anima um programa de auditório, mas assumam a responsabilidade ministerial. Já somos mergulhados em um “Natal pagão” pelo comércio e as músicas que se tornaram trilha sonora.

Que tal valorizar os textos e músicas da tradição cristã?

2- No Natal não é celebrado o aniversário de Jesus, mas a sua Encarnação. Por isso, não é à toa que cantamos no início do advento “Senhor, vem salvar teu povo” do Pe. José Weber; e no terceiro domingo “Alegrai-vos, Ele está bem perto” do Pe. Gelineau. Depois na Missa da Vigília da Noite de Natal, o salmo “Hoje nasceu para nós o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

É importante estar atento aos textos bíblicos das liturgias do Advento e do Natal para, assim, poder escolher cânticos que ajudem a comunidade a celebrar bem o mistério da Encarnação.

3- Auxiliar a assembleia a cantar como “povo de reis” e não apenas como expectadores de musicais. Se o novo ciclo litúrgico, com a chegada do Advento, nos oferece a oportunidade de revisarmos as nossas vivencias e nos unirmos mais a Cristo, que tal buscar menos o entretenimento e mais a tradição da Igreja na prática artística e musical?

4- O que se espera nos instrumentalistas e cantores na Igreja é o serviço à liturgia, ou seja, que não se preocupem apenas em aprender as músicas da moda, mas ajudar o povo de Deus a aproveitarem os textos litúrgicos, para que “rezem cantando”.

Curso “Música Litúrgica – Advento e Natal: Um coro em toda comunidade”

Se você se interessa por esse tema e deseja se aprofundar, a São Paulo Schola Cantorum, fundada pelo Maestro Delphim, em parceria com PUC-SP, oferece o Curso On-line de Extensão “Música Litúrgica – Advento e Natal: Um coro em toda comunidade”.


add_box Para mais informações, acesse aqui o site.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...