Igreja

6 afirmações católicas para as famílias

Escrito por Letícia Dias

26 JUN 2024 - 11H07 (Atualizada em 26 JUN 2024 - 16H56)

shutt2016/ shutterstock

As famílias são um verdadeiro tesouro para a Igreja, pois é nas “Igrejas Domésticas” que brotam novas vocações, religiosas, consagradas, matrimoniais e sacerdotais. Leia Mais“Confio todas as famílias à sagrada família de Nazaré”, afirma Dom Bruno VersariComo São José pode inspirar famílias e pais?

Os lares são os locais onde se espera que a fé seja primeiramente anunciada e testemunhada.

Confira 6 trechos que falam sobre as famílias:

1. “A família é a célula fundamental da sociedade e uma das principais vias de santificação dos cônjuges e educação dos filhos.” (São João Paulo II)

2. “Uma família e uma casa são duas realidades que se reclamam mutuamente. Este exemplo mostra que devemos insistir nos direitos da família, e não apenas nos direitos individuais. A família é um bem de que a sociedade não pode prescindir, mas precisa ser protegida”. (Amoris Laetitia, numeral 44, capítulo 2).

3. “A família é a célula originária da vida social. É ela a sociedade natural em que o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações no seio da família constituem os fundamentos da liberdade, da segurança, da fraternidade no seio da sociedade.” (Catecismo da Igreja, 2207)

4. “A felicidade íntima da família é a beleza que nos traz para mais perto de Deus.” (São Luis Martin)

Andrey Zhar/Shutterstock
Andrey Zhar/Shutterstock


5. “O maior tesouro e o capital mais precioso é a família. Pais, vocês são líderes, condutores, provedores, mestres, protetores da família. Nós queremos dizer-lhes que os amamos e queremos ajudá-los a serem bons pais!” (Dom Orlando Brandes)

6. “A aliança de amor e fidelidade, da qual vive a Sagrada Família de Nazaré, ilumina o princípio que dá forma a cada família, tornando-a capaz de enfrentar melhor as vicissitudes da vida e da história. Sobre este fundamento, cada família, não obstante a sua debilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo. «Aqui compreendemos o modo de viver em família.” (Relatório final do Sínodo dos bispos ao Santo Padre Francisco, 2015)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Letícia Dias, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...