No prefácio do Livro "O Segredo dos Anjos", do teólogo e mestre em teologia dogmática Rafael Brito, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, verifica que a existência dos anjos é uma doutrina firmada pela Igreja, porém, nem sempre conhecida.
Esta disciplina teológica investiga a existência das criaturas angelicais e seu papel na história da Criação Divina. Por esta razão, estes seres estão muito presentes nas Escrituras Sagradas. A expressão ‘anjo’, procedente do latim ‘angelus’ e do grego ‘ággelos’, têm o sentido de mensageiro.
Em entrevista ao A12, Rafael Brito diz não temos, por exemplo, um dogma a respeito da existência dos Santos Anjos, mas temos, por exemplo, o quarto Concílio de Latrão, que proclama a existência, justamente porque não precisaria de uma proclamação a respeito deles, porque já está implícita a sua realidade e existência, seja na Sagradas Escrituras, na história da Igreja, na tradição, nos escritos dos padres medievais:
“É uma matéria teológica que estuda a respeito desses irmãos. O próprio Tomás de Aquino, na Suma Teológica, nos ensina como ele vai tratar sobre a natureza dos Anjos. E os Santos Anjos, esses são filhos de Deus, como também nós somos, em maneira diferente, porque eles são seres espirituais puros”.
Ainda na apresentação do livro de Rafael Brito, a fundadora da Comunidade Leoas Ungidas, Alessandra Santtos, escreve que anjos foram criados para auxiliarem os homens e a Igreja, e a maior motivação deles é estar na presença do Senhor.
Para Rafael, Deus quis e desejou que anjos e homens fizessem parte da mesma família: “No Apocalipse, é muito clara a liturgia Celeste, quando anjos e homens são chamados a estarem na presença de Deus”, afirma.
Os anjos são seres celestiais reais, mas, segundo Rafael, que recentemente lançou um livro dedicado 100% a propagar melhor o entendimento desses seres, existem muitas confusões a respeito do que se conhece deles. Mas, como podemos exemplificar melhor? Como podemos sair da explicação rasa de que são meros seres celestiais de asas?
Abaixo lista-se alguns exemplos:
- Eles são citados centenas de vezes na Bíblia;
- Estão no Antigo e no Novo Testamento;
- Sagradas Escrituras provam que são seres espirituais, criados pelo próprio Deus, antes mesmo da formação do mundo: (Jó – 38-7).
- São nossos protetores: A ligação deles com os homens é tão próxima que na Bíblia aparecem, diversos exemplos: (Gênesis, 19-15-16, Daniel 6-23, Atos – 12-6-11, Marcos 1-13, Lucas 22-43, Mateus 18-10 e o próprio Jesus em Lucas 15-10.).
Nada mais é do que o modo como eles vivem. O segredo dos Anjos está justamente no fato de que estão na presença de Deus, não porque eles são poderosos ou porque eles podem interceder por nós junto a Deus. “O Anjo é aquele que tem proximidade com O Todo-poderoso. O nosso anjo não é somente aquele que nos protege, que nos guarda. Ele é aquele que tem relacionamento com Deus e, por isso, então ele leva as nossas orações”, explica Rafael.
Papa faz a abertura da Porta Santa no Vaticano
"Com Cristo, a esperança nunca desilude", afirmou o Papa na abertura da Porta Santa e do Jubileu 2025.
Compreenda o real sentido do Natal
Livro da Editora Santuário traz a verdadeira essência em que devemos viver o Natal!
Ao nascer, Cristo abriu para nós a porta da Salvação
O Natal celebra a chegada da salvação por meio da encarnação de Jesus. Ele é a grande luz que ilumina nossas trevas e nos oferece esperança e vida nova.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.