No prefácio do Livro "O Segredo dos Anjos", do teólogo e mestre em teologia dogmática Rafael Brito, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta, verifica que a existência dos anjos é uma doutrina firmada pela Igreja, porém, nem sempre conhecida.
Esta disciplina teológica investiga a existência das criaturas angelicais e seu papel na história da Criação Divina. Por esta razão, estes seres estão muito presentes nas Escrituras Sagradas. A expressão ‘anjo’, procedente do latim ‘angelus’ e do grego ‘ággelos’, têm o sentido de mensageiro.
Em entrevista ao A12, Rafael Brito diz não temos, por exemplo, um dogma a respeito da existência dos Santos Anjos, mas temos, por exemplo, o quarto Concílio de Latrão, que proclama a existência, justamente porque não precisaria de uma proclamação a respeito deles, porque já está implícita a sua realidade e existência, seja na Sagradas Escrituras, na história da Igreja, na tradição, nos escritos dos padres medievais:
“É uma matéria teológica que estuda a respeito desses irmãos. O próprio Tomás de Aquino, na Suma Teológica, nos ensina como ele vai tratar sobre a natureza dos Anjos. E os Santos Anjos, esses são filhos de Deus, como também nós somos, em maneira diferente, porque eles são seres espirituais puros”.
Ainda na apresentação do livro de Rafael Brito, a fundadora da Comunidade Leoas Ungidas, Alessandra Santtos, escreve que anjos foram criados para auxiliarem os homens e a Igreja, e a maior motivação deles é estar na presença do Senhor.
Para Rafael, Deus quis e desejou que anjos e homens fizessem parte da mesma família: “No Apocalipse, é muito clara a liturgia Celeste, quando anjos e homens são chamados a estarem na presença de Deus”, afirma.
Os anjos são seres celestiais reais, mas, segundo Rafael, que recentemente lançou um livro dedicado 100% a propagar melhor o entendimento desses seres, existem muitas confusões a respeito do que se conhece deles. Mas, como podemos exemplificar melhor? Como podemos sair da explicação rasa de que são meros seres celestiais de asas?
Abaixo lista-se alguns exemplos:
- Eles são citados centenas de vezes na Bíblia;
- Estão no Antigo e no Novo Testamento;
- Sagradas Escrituras provam que são seres espirituais, criados pelo próprio Deus, antes mesmo da formação do mundo: (Jó – 38-7).
- São nossos protetores: A ligação deles com os homens é tão próxima que na Bíblia aparecem, diversos exemplos: (Gênesis, 19-15-16, Daniel 6-23, Atos – 12-6-11, Marcos 1-13, Lucas 22-43, Mateus 18-10 e o próprio Jesus em Lucas 15-10.).
Nada mais é do que o modo como eles vivem. O segredo dos Anjos está justamente no fato de que estão na presença de Deus, não porque eles são poderosos ou porque eles podem interceder por nós junto a Deus. “O Anjo é aquele que tem proximidade com O Todo-poderoso. O nosso anjo não é somente aquele que nos protege, que nos guarda. Ele é aquele que tem relacionamento com Deus e, por isso, então ele leva as nossas orações”, explica Rafael.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.