A cultura do Centro-Oeste carrega as raízes dos povos indígenas, que já viviam ali muito antes da chegada dos colonizadores, refletindo-se na culinária, no artesanato, nas músicas e nas danças que ainda vemos hoje.
Com o passar do tempo, essa herança foi sendo moldada pela influência dos espanhóis e dos bandeirantes, além dos países vizinhos, como o Paraguai. Mas não podemos esquecer também a contribuição dos africanos, que trouxeram consigo suas tradições, enriquecendo ainda mais as festas, a religiosidade e as manifestações culturais da região, formando uma verdadeira mistura de histórias e vivências.
A fé católica no Centro-Oeste brasileiro é um reflexo da rica mistura de tradições e devoções populares que permeiam a vida do povo dessa região. A religiosidade católica se destaca pela força das romarias e festas religiosas que mantêm vivas as raízes da fé.
A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Centro-Oeste se estende por diversas paróquias e santuários na região, das quais é padroeira. Essa devoção é tradicional na cultura da região, atraindo milhares de fiéis em busca de milagres e renovação de fé.
Em cidades como Goiânia (GO) e Cuiabá (MT), as celebrações dedicadas à padroeira se tornaram grandes eventos, com destaque para as romarias e novenas que reúnem fiéis vindos de várias partes do país.
Leia MaisRaízes da devoção: A fé do povo nordestinoCampo Grande (MS), no entanto, se torna um dos principais centros de devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde a novena semanal atrai multidões há décadas, sendo considerada uma das maiores do país, chegando a reunir cerca de 20 mil pessoas.
Outra grande festa católica do Centro-Oeste é a Romaria do Divino Pai Eterno, que ocorre desde a descoberta do medalhão, por volta de 1840, e tem seu ponto alto no primeiro domingo do mês de julho.
A manifestação reúne milhares de pessoas vindas de vários lugares com destino ao Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, um lugar de paz, onde os fiéis buscam sentido para a vida, alívio para as dores e agradecem as graças recebidas.
É considerada a maior festa dedicada à Santíssima Trindade no mundo, transformando Trindade, Goiás, na capital da fé. Desde a descoberta do medalhão, fiéis de diversas regiões se dirigem ao Santuário em busca de paz, alívio e agradecimento por graças recebidas.
A grande celebração acontece no primeiro domingo de julho, precedida por nove dias de missas, novenas, procissões e outros eventos que reúnem mais de 2,5 milhões de devotos. Muitos percorrem a pé os 18 km entre Goiânia e Trindade, como forma de pagar promessas e demonstrar sua fé.
A história dessa devoção começou com Constantino Xavier, que em 1850 trouxe a primeira imagem do Divino Pai Eterno para Trindade, impulsionando a peregrinação anual. Hoje, Trindade é um dos maiores destinos de turismo religioso do Brasil, levando a cultura e a fé goiana para o cenário nacional e internacional.
A região Centro-Oeste é vasta e rica em cultura e se destaca pela fé e devoção desse povo. Viva a fé do povo do Centro-Oeste, e que seja inspiração de fé e esperança para milhares de católicos do nosso Brasil.
Fonte: Brasil escola/ Assembleia Legislativa de GO / Fundação de Cultura / TV Pai eterno
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.