Igreja

A simplicidade e o carisma na missão de Dom Jaime Spengler

Novo cardeal brasileiro destaca espiritualidade franciscana e lema episcopal como pilares de sua atuação na Igreja

Escrito por Beatriz Nery

13 DEZ 2024 - 15H43 (Atualizada em 13 DEZ 2024 - 17H17)

Província Franciscana da Imaculada Conceição/Divulgação

"Não perca a simplicidade". Essas foram as palavras do Papa Francisco a Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS), ao entregá-lo o barrete cardinalício no dia 7 de dezembro. O conselho do Santo Padre ecoa a frase que recebeu de Cardeal Claudio Hummes ao ser eleito Papa, há 11 anos: "Não se esqueça dos pobres".

Em entrevista exclusiva ao A12, prestes a ser acolhido pela Arquidiocese de Porto Alegre, onde atua, Dom Jaime enfatizou que essa simplicidade está profundamente enraizada no carisma de São Francisco de Assis, em que confia a vocação de sua vida quanto ao pontificado do Papa Francisco.

"A proximidade com os mais pobres é fundamental. Eles são nossos mestres. A Igreja, ao longo da história, sempre esteve atenta às suas necessidades."

Como presidente da CNBB e do CELAM, Dom Jaime tem a missão de reforçar uma Igreja sinodal, que promove a comunhão e a participação. O desafio é grande, ele destaca, mas é essencial para manter a relevância da Igreja no mundo de hoje.

Vatican Media
Vatican Media


O lema episcopal: "In Cruce Gloriari"

Desde sua nomeação como bispo, Dom Jaime adotou o lema: "Gloriar-se na Cruz!"

“Nós que oferecemos o culto movidos pelo Espírito de Deus e que baseamos nossa glória em Cristo Jesus” Fl 3, 3b

Wikipedia
Wikipedia
Brasão de lema episcopal de Dom Jaime Spengler sofreu atualização com sua criação como cardeal


Inspirado no hino de Filipenses, o cardeal explica que esse lema aponta para uma vivência cristã pautada na humildade e no serviço.

“A Igreja é chamada a ser no mundo sinal de contradição. Portanto, as cruzes que encontramos no cotidiano da ação pastoral são possibilidades para avançar com ainda maior determinação naquilo que é a missão da igreja, de ser sal da terra, luz do mundo e fermento de transformação”, refletiu, reforçando também que a missão de todo cristão é anunciar o Evangelho mesmo em meio às adversidades, buscando ser sinal de unidade e reconciliação.

A alegria de ser cardeal

Leia MaisO que é um Cardeal? Confira as principais dúvidas sobre o títuloDom Jaime também compartilhou a emoção de sua nomeação como cardeal, um momento que trouxe alegria não apenas à sua família, mas a toda a Arquidiocese de Porto Alegre e à família franciscana.

"Quando nós gostamos do que somos e amamos o que fazemos, temos que estar prontos para aquilo que a Igreja nos solicitar. Quando alguém é chamado a um serviço mais intenso em favor da comunidade de fé, todo o corpo se alegra. Isso vale para cada vocação: matrimonial, laical, consagrada ou ordenada."

Reze pela vocação de Cardeal Jaime Spengler

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...