Santa Maria Bertilla Boscardin, nascida Ana Francisca em 6 de outubro de 1888, em Brendola, Itália, veio de uma família humilde. Desde jovem, demonstrou grande devoção, especialmente a Nossa Senhora, e fez sua Primeira Comunhão aos nove anos. Aos dezessete, ingressou no Convento Irmãs Mestras de Santa Dorotéia Filhas dos Sagrados Corações, adotando o nome de Maria Bertilla.
Ela trabalhou na lavanderia e forno do convento antes de se tornar enfermeira. Em seu diário, escreveu: “Quero ser serva de todos, quero trabalhar, sofrer e deixar toda satisfação aos outros”. Durante a Primeira Guerra Mundial, cuidou de crianças e soldados feridos no hospital de Treviso, Itália.
Diagnosticada com câncer em 1910, passou por cirurgias, mas continuou seu trabalho até falecer em 20 de outubro de 1922. Foi beatificada em 1952 pelo Papa Pio XII e canonizada em 1961 pelo Papa João XXIII, que destacou sua piedade, pureza de alma e dedicação aos necessitados.
Podemos e devemos aprender muito com os exemplos de Santa Maria Bertilla Boscardin:
Dedicação ao Serviço: pois dedicou sua vida ao cuidado dos doentes, especialmente crianças; sua compaixão e cuidado trouxeram conforto a muitos.
Amor e Compaixão: ela foi um exemplo de amor cristão, sua caridade e dedicação levaram muitos à conversão e reconciliação com Deus.
Resiliência e Fé: Mesmo diagnosticada com câncer, continuou a cuidar dos doentes com todo o amor e dedicação. Sua própria experiência com a doença a fez compreender ainda mais os sofrimentos dos outros.
Vida Simples e Oração: Desde jovem viveu uma vida simples, dedicada à oração e ao trabalho. Encontrou sua vocação na vida religiosa e manteve uma profunda união com Deus através do silêncio e do serviço.
Oração
Ó Deus, Pai todo misericórdia,
ao recordarmos a memória de santa Maria Bertilla,
nós vos pedimos que, seguindo seus passos
na caminhada rumo ao Reino definitivo,
possamos nos dedicar sempre mais
no serviço generoso à sua Igreja
na pessoa dos nossos irmãos
mais abandonados e necessitados.
Por Cristo Nosso Senhor.
Amém.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Reze a Oração a Santa Luzia para iluminar os caminhos
Em 13 de dezembro, a Igreja faz memória à Santa Luzia, padroeira dos olhos e da visão. Ela também é invocada por aqueles que buscam a verdadeira luz na vida.
Qual a relação entre Igreja e o Sacro Império Romano-Germânico ?
A formação do Sacro Império Romano-Germânico revela a aliança entre poder religioso e político na Idade Média, tensões internas e impactos duradouros na Europa
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.