Em 03 de setembro de 2016, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, um monumento que homenageia a Mãe Aparecida foi abençoado e passou a integrar um espaço dedicado à memória da Virgem Maria, sob seus mais diversos títulos.
A Imagem da Padroeira do Brasil, em bronze com tonalidade dourada, passou a refletir a luz do sol àqueles que, a partir de agora, caminharem pelos Jardins do Vaticano.
Na época, participaram da inauguração o então Arcebispo de Aparecida, Cardeal do Raymundo Damasceno Assis, o Reitor do Santuário Nacional à época, padre João Batista de Almeida, C.Ss.R., o administrador-ecônomo do Santuário Nacional naquela gestão, padre Daniel Antônio da Silva, C.Ss.R., além do Cardeal Giuseppe Bertello, Presidente do Governatorato do Vaticano, Denis Fontes de Souza Pinto, o Embaixador do Brasil no Vaticano, Dom Murilo Krieger, Arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, e cerca de outros 10 Bispos, 15 padres e outros 200 convidados.
Em um segundo momento, Dom Damasceno agradeceu ao Santo Padre pelo privilégio de alojar a Imagem da Padroeira do Brasil em um local tão especial como o coração dos jardins papais.
A obra é do artista sacro Cláudio Pastro, com produção da Progetto Arte Poli, de Verona, na Itália. O monumento tem 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal.
O Cardeal ainda agradeceu ao autor do monumento: “Responsável pela concepção artística da escultura, Cláudio Pastro é o maior representante da arte sacra no Brasil. Seu nome está fortemente associado ao Santuário Nacional de Aparecida, onde inúmeras obras de sua autoria podem ser apreciadas.”
Um mês após a inauguração do monumento no Vaticano, no dia 08 de outubro de 2016, foi inaugurado também nos jardins do Santuário Nacional um atrativo especial, um monumento em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, uma réplica do inaugurado nos jardins do Vaticano e abençoado pelo Papa Francisco.
Quem visita o Santuário poderá encontrar o monumento próximo à avenida do Convento do Santuário. A obra tem a assinatura do artista plástico Cláudio Pastro e 3,42 metros de altura, com uma base de 1,13 metros de largura frontal. A peça foi produzida em Verona, na Itália, pela Progetto Arte Poli.
O corpo do monumento tem 2 cm de espessura, foi confeccionado em Aço Corten e pesa 1.713 kg. A imagem da Santa é de bronze, na cor dourada, e pesa 8 kg.
É possível ver uma canoa na base, três pescadores e uma rede, que remetem ao momento do encontro da Imagem nas águas do Rio Paraíba do Sul.
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.