O Conselho Pré-Sinodal da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica aprovou seu Documento de Trabalho. Segundo informações divulgadas pelo Vaticano neste sábado (14) a aprovação aconteceu durante a primeira reunião do Conselho Pré-Sinodal, que foi presidida pelo Papa Francisco nos últimos dias 12 e 13 de abril.
A abertura dos trabalhos foi realizada pelo Secretário-Geral, o Cardeal Lorenzo Baldisseri, que agradeceu ao Santo Padre pela presença e dirigiu uma saudação especial aos membros do Conselho Pré-Sinodal e aos peritos convocados para o encontro – alguns dos quais pertencem à Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).
Durante a reunião destacou-se a importância da região amazônica para todo o planeta. Em especial, os membros e os especialistas se confrontaram sobre a situação pastoral do território e sobre a necessidade de iniciar novos caminhos para uma inculturação do Evangelho mais incisiva junto às populações que o habitam, em especial aquelas indígenas. Em segundo lugar, refletiram sobre a crise ecológica que toca a região e destacaram a exigência de promover uma ecologia integral, na linha traçada pela Encíclica Laudato si.
:: Papa decide tema da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônica
:: Papa Francisco apresenta Exortação Apostólica 'Gaudete et Exsultate'
Ao final da discussão, o Conselho pré-sinodal aprovou o Documento Preparatório, que inclui um questionário final. O texto será enviado às Conferências Episcopais interessadas e aos organismos de direito para dar início à consulta pré-sinodal.
Na conclusão dos trabalhos, o Santo Padre agradeceu aos membros do Conselho e aos outros participantes por suas contribuições e pelo espírito de comunhão manifestado no decorrer da reunião.
Na qualidade de “especialista em Comunicação Social na Amazônia”, participou do evento Cristiane Murray, que aproveitou a ocasião para entrevistar alguns membros da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM).
Fonte: Vaticannews.va e REPAM
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.