Nesta quarta-feira (25), a Santa Sé comunicou que o Papa Francisco nomeou mais um Bispo Auxiliar, assim cooperando com a missão do Cardeal Paulo Cezar Costa na Arquidiocese de Brasília (DF). O escolhido é o Monsenhor Denilson Geraldo, da Sociedade do Apostolado Católico, também conhecidos como "padres e irmãos Palotinos".
Leia MaisCNBB reprova iniciativa do Governo Federal em flexibilizar o abortoCelam e CNBB publicam documento para evangelização nas periferiasO agora novo Bispo tem 53 anos, e foi ordenado sacerdote em 1997, é doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense e, atualmente, professor em diversas universidades no país, com destaque para a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP.
Entre vários cargos assumidos durante seu ministério, os mais recentes foram os de juiz no Tribunal Eclesiástico de primeira instância, de 2009-2013, e membro do Conselho Geral da Sociedade do Apostolado Católico, de 2016 a 2022.
Na saudação ao Monsenhor Denilson, assinada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) foram citados trechos da Carta Apostólica “Totum Amoris Est”, publicada recentemente pelo Papa Francisco por ocasião de IV centenário de sua morte.
"O Santo Padre nos ensina que é tarefa essencial nesta nossa mudança de época: 'ser uma Igreja não autorreferencial, liberta de toda a mundanidade mas capaz de habitar no seio do mundo, partilhar a vida das pessoas, caminhar juntos, escutar e acolher. E que o nosso Deus que nos amou tanto, nos faça entender, como São Francisco de Sales, que é ‘o amor que dá perfeição às nossas obras'”.
E em sua Carta para o povo de Deus, o bispo auxiliar anunciou o tema episcopal e a intercessão de Maria em sua nova missão.
"Escolhi como tema episcopal as palavras do Senhor no Sermão da Montanha: 'Bem-aventurados os que promovem a paz, pois eles serão chamados filhos de Deus'(Mt 5, 9). Peço, humildemente, as vossas orações e a vossa fraternidade em Cristo, para que minha presença seja sinal de unidade, de caridade e de paz. Ser devoto à Maria, discípula missionária, é encontrar-se com o Filho no Espírito Santo que nos conduz ao Pai. A Mãe Igreja, sempre ‘em saída’ e sinodal, é o permanente Cenáculo com Maria; é a comunidade de discípulos missionários que anuncia universalmente a alegria da salvação. Peço a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira da Arquidiocese de Brasília, para que sejamos, em Cristo, instrumentos de sua paz", concluiu.
.:: Dom Antônio Aparecido foi nomeado Bispo auxiliar de Brasília (DF) em dezembro de 2022
Fonte: CNBB
Papa no Angelus: reconhecer a singularidade de Jesus em nossa vida
No Angelus, Papa Francisco convida fiéis a reconhecerem a singularidade de Jesus e refletirem sobre sua missão.
Sob os pés da Mãe Aparecida, jovem se converte ao Catolicismo
A conversão é uma transformação de vida inteira! Conheça a história de um jovem que se converteu por meio de Nossa Senhora Aparecida.
Jesus anuncia a Boa Nova por meio da leitura de Isaías
A ação de Jesus é um convite à prática da fé e à vivência dos ensinamentos do Evangelho.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.