“O momento de acolhimento que ilumina esta nova estrutura representa simbolicamente o primeiro abraço que o peregrino receberá antes do abraço mais intenso e 'real' da Basílica de São Pedro”.
Leia MaisQual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?Esta frase foi dita pelo cardeal Mauro Gambetti ao inaugurar a “Official Area”, local de acolhimento do Jubileu na Via della Conciliazione na manhã desta quinta-feira (31) na presença — entre outros — do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Após a bênção inicial, o cardeal franciscano ilustrou como o significado mais profundo do espaço ter a proximidade e o apoio, aberto ao encontro de todos.
“Agradecemos também o empenho da equipe que fornecerá aos peregrinos e turistas, nos vários idiomas, todas as informações necessárias. Isso em nome da vocação universal que a cidade de Roma teve ao longo da história, na qual reside o que pode ser definido, sem sombra de dúvida, como 'a paróquia do mundo’”, destacou o Cardeal.
O espaço será um ponto de acolhimento que irá proporcionar uma experiência completa de boas-vindas, servindo como uma extensão da Basílica e oferecendo uma recepção inclusiva e multilíngue, em harmonia com o espírito universal da Igreja Católica.
Sobre o tema da espiritualidade, objetivo final da experiência na Basílica, que pretende ser um encontro e um conhecimento, é proposta a oportunidade de reservar visitas exclusivas — táteis para as pessoas com deficiência visual e facilitadas para as pessoas com outras deficiências — aproveitando os guias credenciados pela Fábrica de São Pedro e os itinerários novos e inovadores, também por meio do uso da inteligência artificial. A tudo isso se acrescenta a possibilidade de vivenciar diálogos pessoais com religiosos e leigos.
Também estão sendo planejadas experiências de realidade virtual e aumentada que mostram uma prévia do templo por excelência do cristianismo, permitindo que as pessoas descubram e admirem detalhes que não são totalmente conhecidos. Esse projeto também é, acima de tudo, voltado para crianças e adolescentes, levando ao envolvimento de escolas durante todo o Ano Santo.
O objetivo é tornar a experiência do visitante na Basílica de São Pedro mais acessível e profunda com a espiritualidade pedida pelo Papa, como “peregrinos da esperança”, proporcionando um encontro próximo e acolhedor.
:: Jubileu 2025 divulga programação dos grandes eventos
Fonte: Vatican News
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.