O bispo da Diocese de Frederico Westphalen (RS), Dom Antônio Carlos Rossi Keller, publicou em suas redes sociais que redigiu e autorizou uma oração de devoção privada pedindo a intercessão do Papa Bento XVI, falecido no dia 31 de dezembro de 2022.
Leia MaisBeatos e Veneráveis foram reconhecidos pela Igreja em 2022Quando uma pessoa santa falece, com fama de santidade entre uma parcela considerável de fiéis, é possível, como neste caso a partir de uma autorização eclesiástica, a publicação desta oração, que só pode ser realizada de forma privada.
Em entrevista ao A12, Dom Antônio explicou de forma clara a razão para realizar esta oração pedindo a intercessão do “Papa da Coragem”.
“Somente a Igreja poderá dizer de forma oficial se Bento XVI será canonizado ou não, se viveu as virtudes cristãs em grau de heroicidade. Portanto, esta é uma oração filial, não é uma oração oficial da Igreja, é uma oração dos filhos e filhas que conheceram o Papa através da sua pessoa, dos seus escritos, dos seus ensinamentos, e se dão conta que é um homem que amou muito a Deus, amou muito a Igreja, serviu com generosidade e dedicação, a ponto de quando ele percebeu que não tinha mais forças para governar a Igreja, ele humildemente se retirou. Por esses motivos, eu compus essa oração, naturalmente com valor de piedade pessoal, e não deve ser rezada publicamente, somente de forma individual. Acredito que muitas graças serão concedidas através da intercessão de Bento XVI”.
O bispo gaúcho também nos falou a respeito dos critérios que qualificam Joseph Ratzinger, para que futuramente seja iniciado o seu processo de canonização.
“Nós podemos pedir a intercessão daqueles irmãos e irmãs que estão no Céu! Bento XVI foi um homem que colocou a sua inteligência do mistério de Deus no ensino durante anos, formando gerações de sacerdotes, de leigos através de uma doutrina correta e de acordo com o Magistério da Igreja sempre a serviço da fé. Além disso, o Papa emérito foi um homem marcado e conhecido por suas virtudes humanas que de fato foram heroicas, como por exemplo, a virtude de sua humildade ao expor a verdade da fé sem agressividade, sem ofender a ninguém”.
Dom Antônio informou na publicação que as graças atribuídas à intercessão de Bento XVI devem ser comunicadas ao Vicariato de Roma, com dados e endereço neste link.
Oração privada pedindo a intercessão de Bento XVI
“Deus eterno e todo-poderoso,
que inspirastes no coração de Vosso servo, o Papa Bento XVI,
o sincero desejo de encontrar-Vos e anunciar-Vos,
tornando-se um humilde “Cooperador da Verdade”
e oferecendo-se como servo, para Cristo e para a Igreja.
Fazei com que também eu saiba amar a Igreja de Cristo
e possa seguir em minha vida as verdades eternas que ela proclama.
Dignai-Vos, Senhor, glorificar vosso servo, o Papa Bento XVI
E concedei, por sua intercessão, o favor que agora vos peço (faz-se o pedido). Amém.”
Rezar o Pai Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai.
Dom Raymundo Damasceno falou do legado de Bento XVI
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.