O Bispo de Ponta de Pedras (PA) e presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Teodoro Mendes Tavares, participou de uma experiência ecumênica durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Leia MaisEm 2024, curso anual para Bispos quer refletir o papel do homem na Igreja
O “Growing Together” foi realizado reunindo os Bispos das tradições anglicana e católica romana, num encontro de discussões ecumênicas e peregrinação de uma semana em Roma e Cantuária, de 22 a 29 de janeiro.
Além de Dom Teodoro representando a Igreja Católica no país, a primaz da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, bispa Marinez Bassotto também participou do encontro.
“Estamos unidos pela fé em Cristo e, impelidos pelo Espírito Santo, dispostos a caminhar juntos. Todos os participantes demonstram boa vontade para trilhar o caminho da unidade na diversidade, colaborando uns com os outros na missão, em favor da justiça, paz, integridade da criação e o bem viver”, partilhou o Bispo de Ponta de Pedras.
O Bispo reforçou que foi uma oportunidade para dialogar uns com os outros e se conhecerem melhor, partilhar a caminhada ecumênica, os dons, desafios e esperanças para o futuro. “Vamos aprender uns com os outros, fortalecer nossa convicção ecumênica; peregrinar, rezar, celebrar, crescer em comunhão e trabalhar juntos, como irmãos e irmãs da Igreja de Cristo”.
No dia 25 de janeiro, Dom Teodoro contou que celebraram a festa litúrgica da conversão de São Paulo, apóstolo, em missa presidida pelo Papa Francisco das segundas vésperas, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no Hemisfério Norte, com numerosos fiéis, responsáveis e representantes de diferentes Igrejas e comunidades cristãs, presentes em Roma.
“Foi uma linda celebração, com leituras e cantos em várias línguas, mas todos entendemos a linguagem de Espírito Santo, que une e reconcilia os corações divididos. O Santo Padre pediu, enquanto estávamos rezando juntos, que cada um e uma, partindo de si mesmo e de si mesma, reconhecesse que precisa da graça da conversão e permita que o Senhor mude o seu coração. O Santo Padre ressaltou qual é o caminho que devemos percorrer: ‘caminhar juntos e servir juntos, colocando a oração em primeiro lugar’”.
O presidente da Comissão para o Ecumenismo da CNBB disse estar contente por integrar este grupo de bispos católicos e anglicanos, estando em Roma, e ter participado dessa solene liturgia, rezando pela unidade dos cristãos e cristãs e deseja que neste ano, Ano da Oração pelo Jubileu 2025, “rezemos sem cessar pela nossa conversão permanente e de toda a Igreja, pela unidade que o Senhor quer entre nós, seus discípulos e discípulas missionários, pela paz e reconciliação entre povos de toda a humanidade”.
:: 2024 é o Ano da Oração em preparação para Jubileu
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.