Leia MaisArquidiocese de Niterói terá nova catedralQual a diferença entre Capela, Igreja, Catedral, Basílica e Santuário?
As informações sobre a ação pastoral nas 3.030 circunscrições eclesiásticas do mundo revelam que em todo o mundo o número de católicos batizados passou de 1,36 bilhão em 2020 para 1,37 bilhão em 2021, o que representa um aumento de 1,3%.
O aumento é um pouco menor que o da população da Terra, que passou de 7,66 bilhão para 7,78 bilhão no mesmo período, uma variação positiva de 1,6%.
Este número se mostra mais forte na África, onde houve crescimento de 3,1% nos fiéis batizados. Em 2021, os católicos representam 17,67% da população mundial. O continente americano registra a maior proporção dos católicos, com 64,1 fiéis por 100 habitantes, e também onde se concentram 48% dos adeptos ao catolicismo.
O Anuário Pontifício confirmou que o Brasil o país com maior número de batizados no mundo: quase 180 milhões da população brasileira são de fé católica.
Dados sobre religiosos e territórios
Em comparação com 2020, o número de clérigos diminuiu 0,39%. Atualmente no mundo temos 5.340 bispos, 407.872 sacerdotes e 49.176 diáconos permanentes.
Nos continentes, há contrariedades. Enquanto na Europa e na América houve diminuição no número de sacerdotes, na África o número de sacerdotes diocesanos passou de 35.561 para 36.535, um aumento relativo de 2,74%, enquanto o número de padres religiosos aumentou 3,65%. Na Ásia, o número de sacerdotes registrou um crescimento global de 1% durante os dois anos em análise.
Nesse período, de acordo com a Santa Sé, foram elevados quatro bispados (três dioceses e uma eparquia); duas dioceses se juntaram, uma prelazia territorial foi elevada a diocese; e uma diocese tornou-se um exarcado apostólico, território paroquial para fiéis do rito oriental armênio.
Padre Inácio explica como a Igreja Católica chegou ao Brasil
Dom Ângelo é o novo arcebispo de Vitória – ES
A CNBB enviou saudações para dom Ângelo por sua nova missão que será iniciana no Ano Jubilar e agradeceu a Dom Dario por seu trabalho realizado com êxito, em Vitória.
Colaborador do Santuário Nacional relata emoção de vivenciar abertura do Jubileu
Em Roma, Fagner Lima foi um dos leitores da missa de abertura do Jubileu na Basílica São Pedro
Papa: “Na família é mais importante ouvir do que entender”
No dia da Sagrada Família, oração do Angelus do Papa foi destinada ao diálogo familiar
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.