Igreja

Cardeal Parolin: A missão do Vaticano na defesa da democracia e paz mundial

Secretário de Estado destaca a importância da paz, democracia e valores cristãos nas relações internacionais

Escrito por Redação A12

03 JUL 2024 - 11H55 (Atualizada em 03 JUL 2024 - 12H21)

CNBB

O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, destacou a missão do Vaticano na defesa da paz e da democracia em seu recente discurso na Embaixada da Itália junto à Santa Sé. Ele enfatizou que a diplomacia é fundamental para promover a paz mundial e que os valores cristãos são essenciais para sustentar a democracia.

Parolin afirmou que, embora o trabalho diplomático possa parecer produzir pequenos resultados, é crucial não desistir.

“Às vezes parece que o trabalho diplomático produz pequenos resultados, mas não devemos cansar-nos nem ceder à tentação da resignação; a paz é tarefa de cada um de nós a partir da nossa vivência quotidiana, nas nossas cidades, nos nossos países, no mundo”, disse ele.

O cardeal sublinhou a importância de todos colaborarem para serem “artesãos de paz”, conforme deseja o Papa Francisco.

Leia MaisNo G7, Papa encontra presidente do Brasil e aborda paz e desigualdadesPapa afirma que o diálogo inter-religioso é condição necessária para a paz🟡🔵 Falando sobre a crise na Ucrânia, Parolin reiterou que a guerra nunca pode ser considerada justa. Ele explicou que o conceito de “guerra justa” está sendo revisado, especialmente à luz dos conflitos modernos e das armas disponíveis hoje

Parolin mencionou a mediação bem-sucedida da Santa Sé na troca de prisioneiros e expressou esperança de que outras libertações possam ocorrer, criando um ambiente favorável para a paz e negociações.

🔴🟢 Sobre o Líbano, Parolin enfatizou a necessidade urgente de eleger um novo presidente para resolver a crise institucional do país.

A primeira solução é a eleição do presidente da República. O importante é a urgência de ter um presidente, de encerrar esta crise institucional que está prejudicando todo o país”, declarou ele. O cardeal destacou o papel ativo dos cristãos e a necessidade de cooperação entre os partidos para encontrar um candidato comum.

Parolin também falou sobre as Semanas Sociais de Trieste, para onde o Papa Francisco irá nesta semana, e que abordarão o tema da democracia. Ele destacou que a democracia está em crise em várias partes do mundo e que é vital para os católicos promoverem a democracia, preenchendo-a com valores.

“A democracia está em crise em muitas partes do mundo e creio que também é muito importante que os católicos reiterem a importância e a necessidade de ser a favor da democracia e, sobretudo, de preenchê-la de valores. A democracia não é um simples exercício matemático, mas é, sobretudo, um exercício de valores que tornam possível a convivência social”, disse ele.

Durante a cerimônia, várias autoridades, incluindo o embaixador Francesco Di Nitto e a embaixadora da União Europeia junto à Santa Sé, Alexandra Valkenburg, estavam presentes. O jornalista Piero Damosso foi premiado por seu livro que investiga o papel da Igreja na promoção da paz, refletindo a visão da Igreja sobre a importância da diplomacia e dos valores cristãos na resolução de conflitos globais.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...