2024 marca os 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade (CF), iniciativa que durante o tempo quaresmal desperta em nós o senso de justiça social, fraternidade e de amor ao próximo.
Leia MaisPara viver a Campanha da Fraternidade: O que é amizade social?Padre Jean Poul ressalta os desafios da Campanha da Fraternidade 2024Nesta edição será abordado o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
A cerimônia de lançamento vai acontecer na quarta-feira de Cinzas (14 de fevereiro) na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília–DF.
Como já é tradicional, a Santa Missa de abertura da Campanha será realizada no Santuário Nacional de Aparecida, no dia 18 de fevereiro, onde também acontece a leitura da mensagem do Papa Francisco para incentivar os católicos brasileiros no Tempo da Quaresma a orar, refletir e agir durante esta iniciativa.
Para Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, o tema e o lema da Campanha da Fraternidade refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.
Na apresentação da CF na Regional 1 da CNBB, Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, relembrou que nestas seis décadas a iniciativa tem uma temática refletida em espaços diversos dentro e fora da Igreja, escolas, universidades, inclusive em espaços do Legislativo, com muitos subsídios que ajudam nessa dinâmica de reflexão.
“Esse respeito, essa convivência harmônica na diferença, essa confiança que nós temos nas pessoas, esse espaço onde podemos dialogar, onde podemos dizer o que sentimos e podemos expor as nossas aflições. A amizade ela acolhe, a amizade reconcilia, a amizade sempre, de novo, fortalece e encaminha na vida. Esse é o fundamento da fraternidade e o Papa Francisco aborda essa questão ‘Todos somos irmãos’”.
O cardeal ressaltou o objetivo da campanha deste ano, para “despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos”.
Analisando a realidade, Dom Leonardo disse que nós temos hoje em nossas famílias uma divisão por uma ideologia política, uma divisão presente também nas comunidades, o que faz com que “o tema da Campanha da Fraternidade possa nos ajudar a refletir e aprofundar a necessidade de acolher o diferente”.
A Campanha da Fraternidade é uma tradição esperada em muitas comunidades, e que segundo o Cardeal Steiner “tem nos ajudado nesse exercício de conversão, mas especialmente olharmos a partir de Jesus Crucificado, Ressuscitado a nossa vida e a vida das comunidades”.
Os preparativos para a abertura da Campanha já estão em andamento. Todos os dezenove regionais da CNBB se prepararam por meio de um seminário nacional ocorrido em Brasília (DF) em 2023, onde foram formadas lideranças diocesanas a fim de chegar a reflexão da campanha a várias localidades brasileiras.
Apresentação da CF tem a mensagem do Papa Francisco sobre a Amizade Social
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.