Por Redação A12 Em Igreja Atualizada em 02 MAI 2019 - 09H38

Cáritas Brasileira proporciona acolhimento e integração a imigrantes

Em parceria com a Cáritas Suíça, a Cáritas Brasileira iniciou, em sete capitais do país, o Programa Pana. Uma iniciativa de acolhida, proteção e integração de imigrantes no Brasil.

O nome do programa, Pana, é uma palavra da língua indígena Warao, que significa 'amigo'. Os waraos são uma etnia indígena venezuelana, fortemente atingida pela crise política e econômica do país. Fugindo da crise e da fome, foram os primeiros a atravessar a fronteira e chegar a Pacaraima (RR) em busca de ajuda e formas de sobrevivência.

Agência Brasil
Agência Brasil

De acordo com o assessor nacional da Cáritas Brasileira, Wagner Cesário, o nome do programa marca a identidade da ação. “Queremos, à medida que estamos realizando as iniciativas previstas no Pana, construir laços de amizade entre os povos. O programa tem como missão acolher os imigrantes venezuelanos, a partir de Boa Vista (RR) e depois proporcionar a integração em mais seis cidades, por meio do acesso aos direitos relacionados à saúde, educação e inclusão produtiva”, afirma.

:: Marifer Vargas, hoje educadora social da Cáritas no Brasil, é uma venezuelana que teve que mudar sua trajetória por conta da instabilidade política e econômica em seu país. Ela, que já sofreu um sequestro na família e participou do Redação A12 ao Vivo. Veja abaixo a entrevista, que também contou com a participação do Secretário Executivo da Cáritas em São Paulo, Antonio Evangelista

Ação integrada

Wagner Cesário também apresentou as cidades que já contam com as equipes multidisciplinares do Programa. “As sete capitais envolvidas no Pana são Boa Vista, Porto Velho, Brasília, Recife, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Essas cidades de referência foram escolhidas por serem grandes áreas metropolitanas que favorecem a integração dos imigrantes, partindo do nosso ponto focal que é Boa Vista”, explica.

Entre as iniciativas previstas no Pana estão ações de assistência emergencial, entre elas o acesso a itens de primeira necessidade, como alimentos, roupas e medicamentos. O programa dará ainda acesso à moradia através do aluguel subsidiado de casas ou apartamentos, oportunidade de formação em vista de trabalho e renda, aulas de português, assistência jurídica e psicológica.

O Programa Pana também será uma porta aberta para imigrantes de qualquer outra nacionalidade. 

Cáritas Brasileira.
Cáritas Brasileira.
Equipe do Programa Pana.

Acolhimento 

Antes do deslocamento, em que os imigrantes se inscreveram de forma voluntária para viajar, eles também receberam as vacinas contra sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela, difteria, tétano e coqueluche, passaram por regularização migratória junto à Polícia Federal (seja por meio de solicitação de refúgio ou de residência temporária) e receberam documentação, como Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a Carteira de Trabalho.

:: Basílica Velha: primeiro Santuário de Nossa Senhora Aparecida

O Pana – O Programa Pana é uma iniciativa desenvolvida pela Cáritas Brasileira e pela Cáritas Suíça, com apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos, e visa contribuir com a assistência humanitária e a integração de imigrantes e refugiados, em especial os venezuelanos, que estejam em situação de vulnerabilidade social e que buscam reconstruir a vida no Brasil.
O projeto tem como objetivo, ao longo de um ano, favorecer mais de 3.500 pessoas, sendo pelo menos 1.224 delas imigrantes venezuelanas, a partir da integração em sete capitais do Brasil: Boa Vista, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Velho, Recife e São Paulo, e conta com parceiros locais que contribuem para a integração dos imigrantes.

Fonte: Cáritas Brasileira.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...