Igreja

Carmelo de Tremembé (SP) reza pela beatificação de Madre Carminha

Madre carmelita ganhou fama de santidade na região do Vale do Paraíba, e hoje pode ser venerada pela Igreja. Conheça sua história e peça sua intercessão.

Escrito por Elisangela Cavalheiro

23 NOV 2021 - 07H30 (Atualizada em 11 JUL 2023 - 10H14)

Reprodução/Carmelo Santa Face

Madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade, mais conhecida como Madre Carminha, foi uma religiosa carmelita que fundou o Carmelo Santa Face e Pio XII, em Tremembé, interior de São Paulo. Nesse mosteiro que ela viveu e onde repousam os seus restos mortais, sua memória se mantém viva e perene no coração do povo. 

Madre Carminha faleceu em 1966 e devido a sua fama de santidade, em 2009, a Diocese de Taubaté deu início a um processo de beatificação. Passados onze anos, o Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas da religiosa, fazendo com que ela se tornasse venerável, ou seja, digna de veneração pela Igreja. Agora, o próximo passo é a beatificação, mas para isso ocorra é preciso o reconhecimento de um milagre pela intercessão da religiosa. 

Em 2021, 123 anos se passaram do nascimento e 55 anos da morte da Madre Carminha, e as religiosas que vivem no Carmelo de Tremembé continuam seguindo sua vocação religiosa e mantendo o legado da fundadora. Atualmente, existem 23 residentes, entre religiosas professas e noviças. 

Reprodução
Reprodução
Religiosas e noviças que vivem no Carmelo de Tremembé


Memorial devocional 

No espaço do mosteiro, existe o Memorial Madre Carminha, dedicado à preservar a história da religiosa com diversos objetos que pertenceram à ela. Entre eles, a cama, um breviário de oração, um terço, o hábito religioso, além de um piano e uma viola que ela tocava, entre outros objetos. Também existe no local uma "Sala dos Milagres" onde os devotos deixam fotos, cartas e objetos de graças alcançadas pela intercessão da religiosa. 

Os espaços podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. E aos sábados durante a missa realizada às 17h, e aos domingos, na missa das 10h30. 

História

Madre Maria do Carmo da Santíssima Trindade nasceu em Itu (SP) no dia 25 de novembro de 1898, mas passou a infância na cidade de Campinas (SP). Entrou para o Carmelo São José no Rio de Janeiro em 1926. No dia 02 de novembro de 1930, fez a profissão solene. Com sua dedicação à vida religiosa, em 1946 foi eleita Priora no Carmelo. No dia 07 de setembro de 1955 fundou o Carmelo da Santa Face e Pio XII em Tremembé. Em 1966, teve um derrame cerebral e faleceu no dia 13 de julho do mesmo ano.

Abaixo, a oração para pedir a intercessão de Madre Carminha e pela sua beatificação: 

Adoro-Vos, meu Deus e Senhor! Louvando-vos, agradeço de todo meu coração por terdes chamado a Venerável Madre Maria do Carmo para ser toda vossa na Ordem da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo.

Suplico-vos agora também Ó Deus e Senhor Nosso, vossa graça, para tê-la brevemente elevada à honra do Altar. (formular o pedido).

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Graças alcançadas devem ser informadas ao Carmelo da Santa Face e Pio XII pelo telefone (12) 3672-4180.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...