A Campanha da Fraternidade de 2022 traz o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, esta não é a primeira vez que a Igreja do Brasil trabalha a questão da educação. E desta vez, vem em um momento em que a educação é debatida por conta do afastamento entre educadores e educandos que a pandemia exigiu.
A Irmã Lúcia Imaculada falou com Portal A12 a respeito do tema da Campanha deste ano.
“O tema se inspira nos princípios do pacto educativo global do Papa Francisco, onde ele convoca toda a humanidade, todas as pessoas de boa vontade, para nos unirmos em prol da educação de uma maneira integral e ampla.”, contou.
Ela ainda ressaltou que trazer temas que possam fazer as pessoas refletirem são de suma importância para a Quaresma, que é um tempo de reflexão.
“A gente sabe que o tempo da quaresma é um tempo de revisão de vida, um tempo de mudança e a igreja sempre apresenta um ponto para que nós enquanto uma comunidade de cristãos pensemos naquele ponto e busquemos na Paixão de Cristo os pontos que estão sendo dolorosos, para buscar a graça do ressuscitado e para iluminarmos a nossa mente e buscarmos a resolução desse problema”, afirmou.
O catequista tem o papel de educar na fé, mas a família também é parceira nessa educação, que é muito importante para o futuro das crianças e dos jovens.
“Os pais são os primeiros catequistas dos filhos e muitos desses pais esqueceram ao longo da vida essa sua missão importantíssima de ser os primeiros educadores, os primeiros evangelizadores e os primeiros catequistas”, contou.
Os catequistas devem aprender a transformação a partir da palavra de Deus, para entender a realidade em que nós estamos em termos de educação e buscar em Jesus esse modelo de mestre educador.
“Catequista é um cristão que recebe o chamado particular de Deus, que acolhido na fé o capacita ao serviço da transmissão da fé e a missão de iniciar a vida cristã. O catequista é um educador da fé. Ele é aquele que acolhe o catequisando, aquele que deseja ser cristão.”, afirmou.
Por fim, o tema da Campanha é fundamental para construir um futuro melhor através da educação.
“Temos esse recomeço, o tema da campanha é fundamental, porque agora é o momento de nos unirmos como o Papa Francisco deseja no pacto educativo global. Que nós possamos nos unir e trabalhar para dar para as próximas gerações melhores condições de serem atores nesse momento, de retornarmos os conhecimentos que são necessários e fundamentais. Vai ser um momento de um trabalho bastante desafiador, porém enriquecedor se toda a comunidade educativa dermos as mãos.”, finalizou.
As Relíquias dos Santos: o que são e como deve ser nossa devoção a elas
Saiba quais tipos de relíquias há na Igreja, seus significados e como podem ser objetos de veneração. Leia mais!
Biblioteca Vaticana amplia acesso e promove diálogo global
Encontro global com bibliotecários e instituições culturais amplia acesso ao acervo histórico da Biblioteca Vaticana, valorizando o diálogo cultural e a preservação do conhecimento.
Oração do Discernimento
Encontre clareza nas suas escolhas. Aprenda a oração do discernimento e peça a luz do Espírito Santo para guiar suas decisões.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.