Nas Filipinas, Dom Vergara iniciou formalmente a causa de beatificação de Laureana Franco, uma catequista que dedicou sua vida ao serviço da diocese e aos pobres de Manila. Franco, que faleceu em 2011 aos 75 anos, recebeu o Prêmio Madre Teresa de Calcutá das mãos do Papa João Paulo II em 2002, reconhecendo seu compromisso e serviço à comunidade.
Ao final da Audiência Geral de quarta-feira, 21 de agosto, dia em que a Igreja recorda São Pio X, o Papa Francisco encorajou o trabalho dos catequistas:
“Pensemos aos nossos catequistas e às nossas catequistas que levam adiante tanto trabalho e, em algumas partes do mundo, são os primeiros a levar adiante a fé. Rezemos hoje pelos catequistas, para que o Senhor os torne corajosos e para que possam seguir em frente”. - Papa Francisco
Na Diocese de Pasig, na região metropolitana de Manila, foi oficialmente inaugurada a fase diocesana do processo de beatificação de Laureana “Ka Luring” Franco, uma catequista leiga dedicada.
Leia MaisSão Pio X: um exemplo de humildade e simplicidade em um mundo de aparênciasCoroinhas e acólitos: a Igreja precisa de vocês! Chamados a semear a esperança e construir a paz
Na Basílica Menor e Santuário Arquidiocesano de Santa Ana, em Taguig, o bispo de Pasig, dom Mylo Hubert C. Vergara, formalizou a escolha dos membros da Comissão Histórica.
Esta equipe será responsável por examinar os escritos de Laureana Franco, que dedicou sua vida à diocese e aos necessitados e era membro da Legião de Maria. Durante a reunião, os delegados ouviram depoimentos e abordaram aspectos do processo de beatificação.
O postulador da causa, Erickson Javier, apresentou ao bispo o supplex libellus, que inclui a biografia de “Ka Luring”. Ao ler o documento, Javier também mencionou suas diversas virtudes heróicas como catequista leiga da Diocese de Pasig. Em resposta, dom Vergara assegurou que “Continuamos a rezar pela Causa de Beatificação e Canonização da Serva de Deus”.
Laureana Franco, mais conhecida como “Ka Luring”, nasceu em Hagonoy, Taguig, em 4 de julho de 1936, sendo a mais velha de oito irmãos. Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, seus pais se esforçaram muito para ensinar aos filhos a importância da oração, reunindo a família regularmente para rezar o Angelus e o Santo Rosário. Com esses ensinamentos, ela viveu uma vida simples e modesta, evitando as complicações e tentações do mundo.
Com o tempo, ela aprofundou e fortaleceu sua fé, o que a levou a se juntar à Legião de Maria. Nesse grupo, ela pôde intensificar ainda mais sua forte devoção a Nossa Senhora.
Em 2002, a catequista filipina recebeu o Prêmio Madre Teresa de Calcutá das mãos do Papa João Paulo II, depois de ter sido agraciada com a honraria pontifícia Pro Ecclesia et Pontifice em dezembro de 1990.
Laureana Franco faleceu em 2011, aos 75 anos, devido a um câncer de ovário. Em fevereiro de 2024, a Diocese de Pasig, que inclui Taguig, iniciou o processo para a candidatura de Franco à santidade. Em 10 de julho, o Vaticano oficialmente reconheceu a catequista filipina como Serva de Deus.
Na década de 60, “Ka Luring” trabalhou por um tempo como telefonista na Força Aérea Filipina, função que deixou em 1969 para se dedicar integralmente e de forma voluntária ao papel de catequista na Legião de Maria. Ela também foi uma das duas únicas mulheres autorizadas a distribuir a Comunhão e se tornou a primeira-ministra leiga da Arquidiocese de Manila.
Sua intensa espiritualidade e dedicação aos pobres inspiraram muitas pessoas, e o processo de canonização destaca o impacto positivo que ela teve na vida de quem a conheceu. Laureana dedicou sua vida ao serviço dos pobres e à promoção da fé, tornando-se um exemplo de devoção e humildade. Com o início de seu processo de beatificação, seu legado espiritual é oficialmente reconhecido pela Igreja.
Fonte: Vatican News
Papa recorda cardeais e bispos falecidos em missa especial
Missa relembrou os bispos e cardeais falecidos no último ano.
Você sabia que a Igreja é militante, padecente e triunfante?
A Igreja Católica possui uma divisão visível e outra invisível (humana e divina). Entenda sobre os três estados da Igreja a partir da Comunhão dos Santos.
3 práticas para alcançar a santidade
A santidade não necessita de grandes gestos e depende exclusivamente das nossas ações cotidianas com o próximo e com Deus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.