A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021 quer nos ajudar a refletir sobre encontrar caminhos de comunhão. O tema "Fraternidade e Diálogo: Compromisso de amor" tem inspiração em (Ef 2-14): "Cristo é a nossa paz: Do que era dividido fez unidade".
O texto-base da Campanha lança questionamentos:
- Qual é o significado dessa confissão de fé em tempos tão incertos, caracterizados por conflitos, violência, racismo, xenofobia e outras práticas de ódio?
- Como anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo em períodos tão turbulentos como o atual?
E também explicações: "Existem muitas experiências na história da humanidade que demonstram que somos irmãos e irmãs que podem e devem viver em comunhão", diz o texto base.
Um caminho é convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade a participarem de modo a superar as polarizações, violências, praticar o diálogo amoroso, testemunhar a unidade e a diversidade.
Leia Mais4 pontos para viver bem a Campanha da Fraternidade 2021Uma Campanha da Fraternidade Ecumênica para tempos difíceis Oração da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021Na introdução do texto-base desse ano, encontramos várias especificidades. Uma delas é sobre a conversão, que é um processo que se vive diariamente e provoca a pensar sobre como o cristão deve estar no mundo. Nos pergunta: Como vivemos com as transformações sociais, econômicas, espirituais, ecológicas, individuais e coletivas de modo coerente com os ensinamentos de jesus?
Outro ponto marcante do texto é que Jesus em nenhum momento orientou discípulos e seguidores a criarem a inimizade e a perseguição em seu nome; ao contrário, as palavras sempre foram de respeito e diálogo.
Viva melhor este tempo!
Como orientação leia: (Mt 19, 16-22) - O jovem rico que desejava viver a vida eterna. Ali, Jesus nos ensina sobre partilha e que a concentração de riquezas não é coerente com a paz e gera desigualdades, conflitos e segregação.
Em (Jo, 3-13) - A mulher que seria apedrejada por adultério, Jesus não julga e provoca a autocrítica ao propor que quem não tivesse pecado que atirasse a primeira pedra.
A postura de Jesus revela novas formas de interação sociais e relações humanas e a CFE quer justamente propor uma retomada ao amor anunciado por Jesus. Pergunte-se então:
Qual é o significado e o sentido do segmento a Jesus?
Associamos mais o nome de Jesus ao amor ou a intolerância?
Nossa fé em Cristo tem contribuído para posturas de acolhida?
Tem contribuído para superar desigualdades sociais?
Acima de tudo a CFE quer que todos se inquietem com a PAZ, que vivam melhor a espiritualidade Quaresmal. Um convite a ver, julgar, agir de maneira mais eficaz e celebrar melhor este tempo.
Papa Leão XIV: “a Palavra de Jesus liberta-nos”
Papa Leão XIV reflete no Angelus o Evangelho do dia que conta as obras de Cristo e destaca o chamado à alegria e esperança no 3º Domingo do Advento.
Papa Leão XIV recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida dos redentoristas
Em audiência privada em que também estavam missionários redentoristas, Dom Orlando Brandes faz convite oficial para o Papa Leão XIV vir ao Santuário Nacional.
Um convite para o Natal: o amor de Deus em nossas vidas
É tempo de aprofundar e viver a alegria do Natal. O mistério deste período só pode ser vivido quando compreendemos o que é o amor. Prepare-se com a reflexão!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.