Aqui no A12 você tem mais detalhes sobre o que é uma Arquidiocese, que é a sede de uma província (divisão que leva em conta o território e a população) que tem como objetivo promover uma ação comum por parte de Dioceses vizinhas e favorecer eficazmente a mútua relação entre os Bispos, fomentando a evangelização.
Na manhã desta terça-feira (5), o Papa anunciou uma reestruturação na Província Eclesiástica de Florianópolis (SC) e elevou duas novas arquidioceses: Joinville, que acolhe as dioceses de Blumenau e Rio do Sul, e de Chapecó, que irá acolher as dioceses de Caçador, Joaçaba e Lages. A partir desta reestruturação, o o Regional Sul 4 da CNBB passa a contar agora com três arquidioceses.
No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como Arcebispos, os atuais bispos locais, Dom Francisco Carlos Bach em Joinville e Dom Odelir José Magri, membro dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ) em Chapecó. Este é um processo que reflete a intenção da Igreja de responder às necessidades dos fiéis de forma organizada e estratégica. No Brasil, temos hoje 48 províncias eclesiásticas, já contando as duas novas recém-criadas.
Chapecó conta hoje com 76 padres, 46 paróquias e 1488 comunidades, fazendo parte de sua circunscrição 80 municípios no Extremo Oeste Catarinense e terá a Catedral Santo Antônio como sede da nova arquidiocese.
A atual diocese de Joinville abrange 18 municípios da região Norte e está dividida em seis comarcas, que abrangem 66 paróquias e quase 500 comunidades. Uma união de boas ações e atitudes que levam a mais de 1 milhão e 700 mil pessoas o Evangelho de Jesus Cristo.
“Diante desta decisão, destaco o reconhecimento e valorização da Santa Sé para a caminhada da Igreja Católica, no Regional Sul 4 - Santa Catarina, no intuito de facilitar a organização pastoral, favorecer uma maior proximidade e articulação da ação evangelizadora no contexto da província eclesiástica”, afirmou Dom Odelir, nomeado Arcebispo de Chapecó.
Dom Francisco Bach reuniu a imprensa local na sede da Diocese de Joinville e manifestou também a alegria a respeito da elevação para Arquidiocese.
“Deus é quem comanda a vida de cada um de nós. Compete a nós dar a resposta certa no devido tempo, quando o Senhor nos pede, tudo no tempo de Deus! É agora o tempo que o Senhor escolheu para que Joinville se tornasse Arquidiocese, sonho esse sonhado há tanto tempo! Sonho do povo e da cidade, pois essa nomeação ajuda a divulgar mais Joinville no cenário nacional. Normalmente uma Arquidiocese não se cria em dois anos, o processo é longo e normalmente demanda muito tempo, por isso nossa gratidão ao Papa e ao Núncio Apostólico por nos acompanhar neste trabalho sinodal, pois queremos trabalhar juntos no crescimento desta nova província”.
.:: Basílicas de Aparecida são proclamadas igrejas do Jubileu da Esperança
Fonte: CNBB Sul 4, Diocese de Chapecó, Diocese de Joinville
O que ocorre na dedicação de uma igreja?
Saiba como é realizado um rito de dedicação de uma igreja recém-construída e partes das orações ditas pelo bispo presidente.
Comissão avança no cuidado e proteção de crianças, adolescentes e vulneráveis
A Comissão de Escuta e Proteção do Regional Norte 1 da CNBB realizou uma reunião virtual para definir as próximas ações. Dom Hudson Ribeiro enfatizou o compromisso da equipe e a esperança renovada com o encontro.
Novos arcebispos são nomeados em Santa Catarina
O Papa Francisco anunciou novas arquidioceses de Joinville e Chapecó, fortalecendo a Igreja em Santa Catarina com novos arcebispos. Conheça!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.