A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) através da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil) lança a série de vídeos “A Fraternidade em Ação”.
Leia MaisSaiba o significado do cartaz da Campanha da Fraternidade 2024Papa diz que a JMJ é a “Copa da Fraternidade”No canal da CNBB no YouTube, a cada 15 dias serão apresentados os projetos que receberam apoio dos recursos arrecadados na Coleta Nacional da Solidariedade, realizada durante a Campanha da Fraternidade 2022, cujo tema foi “Fraternidade e Educação”.
De acordo com a lista de iniciativas aprovadas pelo Fundo, a Pascom Brasil selecionou um projeto em cada região do Brasil onde fosse possível contar com o trabalho voluntário da Pastoral com disponibilidade para produzir o material.
O primeiro vídeo da série mostra o projeto “Estruturando nossa cozinha comum – o lugar onde fortalecemos o corpo e a nossa cultura”, realizado na aldeia Paiter, em Cacoal (RO), no regional Noroeste da CNBB, detalhando as melhorias nas instalações do Centro Cultural Wagoh Pakob.
“O recurso foi muito importante para construir e equipar nossa cozinha. O projeto fortaleceu também com a segurança alimentar do nosso povo”, disse o líder indígena, Chicoepab Suruí Dias, responsável pelo projeto.
Coordenadora da Pascom local, que produziu este episódio, Talita Freitas Filgueira de Sá, destacou que o projeto visitado modificou o seu olhar sobre a vida.
“Encontramos um povo que tinha Deus no olhar, pois eles tinham a natureza como produto do divino. O projeto veio no momento certo, em que deu apoio a aprendizagem de técnicas alimentares próprias de sua etnia. Lutar pela cultura e ter Deus no vento e no cantar dos pássaros me trouxe um sentimento de que eles realmente conseguem enxergar os milagres diários de Deus”, disse.
Mais visibilidade aos projetos beneficiados
Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), valorizou a parceria com a Pascom e falou da importância em dar voz aos grandes projetos apoiados pelo Fundo em todo o país.
“Cada vez mais o Fundo Nacional de Solidariedade se torna um sinal concreto de comunhão solidária, economia solidária e partilha solidária dos bens em prol daqueles que mais necessitam”
Marcus Tullius, coordenador da Pascom Brasil, falou que esta primeira experiência com o setor de Campanhas da CNBB está em sintonia com missão da Pastoral: estar a serviço da ação evangelizadora.
"É uma oportunidade incrível de poder dialogar com as equipes que acolheram o convite para produzir os vídeos, acompanhar, direcionar e sentir bem perto como faz diferença a participação de cada cristão nas coletas. É uma forma de prestar conta a quem está contribuindo, não apenas como um ato formal, mas como uma experiência de vivência do Evangelho”.
Assista o vídeo:
Fonte: CNBB
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.