Instaurado pelo Papa Francisco em janeiro de 2022, o Ministério do Catequista fica a cargo de cada Conferência Episcopal definir os critérios para seu funcionamento e também o processo de formação de cada agente.
Leia MaisMinistério do Catequista e Novo Estatuto foram abordados em coletiva de imprensaDia do Catequista: um Ministério que propaga amor e féAssim, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) preparou o Documento 112, com considerações e critérios a serem colocados em prática na Igreja no Brasil.
A publicação foi aprovada pelos Bispos do Brasil durante a 59ª edição da Assembleia Geral no dia 31 de agosto, e tem caráter experimental, como um caminho que será, a partir das experiências diversas, sempre mais aperfeiçoado.
“Pensamos em um período para o discernimento que proporcionará uma formação humana, comunitária, espiritual, doutrinária, teológica e pastoral-missionária. No conjunto, estabelecemos uma etapa de cinco anos”, evidenciou Dom Waldemar Passini Dalbello, bispo de Luziânia (GO) e membro da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética.
Nas arquidioceses brasileiras, a proposta é que a etapa dedicada à formação ficará por conta das escolas catequéticas diocesanas, institutos e faculdades católicas, de acordo com cada realidade, comentou dom Waldemar. “Os catequistas são os grandes cooperadores da edificação da vida humana e de nossas comunidades, será um reconhecimento da própria comunidade ao perceber o comprometimento e a alegria dos candidatos”, concluiu.
No documento, é proposta uma formação imediata para catequistas atuantes e um processo formativo mais longo para futuros agentes.
“Esperamos que a instituição do Ministério de Catequista venha a ser, para a Igreja, mais um motivo de unidade venha a ser, para a Igreja, mais um motivo de unidade e de comunhão, na diversidade de dons e ministérios que se colocam a serviço da comunidade eclesial para o seu amadurecimento e crescimento”, diz um trecho do Documento.
O texto, disponível nas Edições CNBB mostra que ser instituído como catequista significa viabilizar para todos a confirmação do seu sim para um serviço importante, que requer muita dedicação e esforço, de testemunhar com a própria vida a fé, a esperança e o amor.
Benção da Manhã mostra a vocação do catequista
Sirva com amor: a verdadeira grandeza está em servir ao próximo
Na reflexão desta semana, Pe. Célio Lopes nos lembra da importância de servir com amor ao próximo, assim como Jesus nos ensina.
80 anos de Auschwitz: a urgência de lembrar para não esquecer
Conheça a história de santos e mártires do Holocausto, que foram luz na escuridão. Confira!
“Que todos celebremos a Páscoa juntos”, pede Papa Francisco
O Papa Francisco destacou a importância da unidade cristã e sugeriu que todas as denominações celebrem a Páscoa na mesma data, em gesto concreto de diálogo e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.