No Domingo de Ramos, a Igreja no Brasil realizou a Coleta Nacional da Solidariedade em suas dioceses. A ação faz parte do gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2023.
Leia MaisA fraternidade vence a fomeEm uma mensagem disponibilizada em vídeo, o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado, agradeceu aos fiéis brasileiros pela ajuda solidária.
“Que o Bom Deus receba esse seu gesto de generosidade, o gesto de generosidade de todo o Brasil e nos ilumine a discernir o que for melhor esse ano para o enfrentamento do flagelo da fome. E a cada ano, sempre dentro do tema da Campanha da Fraternidade".
O arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo relembra que a partir da coleta é exercida a caridade e esse gesto deve atender neste ano aqueles que não têm o que comer.
“Dai-lhes vós mesmos de comer’: eis a orientação do Mestre Jesus aos seus discípulos, lema da Campanha da Fraternidade 2023 – Fraternidade e fome. Neste Domingo de Ramos, a sua oferta vai ajudar no enfrentamento da fome. São mais 30 milhões de brasileiros sofrendo por não ter o que comer”.
Expressando a caridade durante a Quaresma
O valor arrecadado na coleta será destinado para o Fundo Nacional de Solidariedade, iniciativa que apoia projetos alinhados com os objetivos da Campanha da Fraternidade, a partir de um edital específico, que nesse ano será publicado no dia 10 de abril.
Visando tornar esta ação um eficaz instrumento de solidariedade, em 1998, na 36° Assembleia Geral, a CNBB criou o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) (40% da coleta) para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. O Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS) (60% da coleta) permanece na diocese de origem, os recursos são destinados ao apoio a projetos locais de enfrentamento da miséria e da exclusão social.
“Esses recursos são administrados por um Conselho Gestor, passam por uma auditoria e seguem, rigorosamente o edital que estabelece os parâmetros para a aceitação de cada projeto que chega. E chegam projetos do Brasil todo”, conta dom Joel.
Onde o dinheiro é investido
A aplicação deste recurso leva em consideração o tema da Campanha da Fraternidade “Fraternidade e fome”. O edital deste ano irá estabelecer o atendimento a projetos em três eixos: auxílio a situações de insegurança alimentar e vulnerabilidade social; geração de emprego e renda – projetos produtivos; e formação para a ação sociotransformadora.
Confira na íntegra a mensagem de Dom Joel Portella
Fonte: CNBB
Evangelho ressalta a Sagrada Família como modelo de esperança
No 5º Dia na Oitava de Natal, relembramos a força da Sagrada Família para nos guiar no Ano Santo
Relembre as 12 intenções de oração do Papa para 2024
Neste fim de ano, faça suas orações de acordo com as intenções do Papa
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.