Estamos nos aproximando de um dos momentos mais importantes do cristianismo: o Natal de Jesus Cristo, quando a aliança de Deus se torna realidade. O Filho de Davi veio ao mundo para nos mostrar o caminho da salvação, vivendo entre nós e ensinando que a vida é sobre fé, solidariedade, bondade e paz.
Leia MaisUma jornada Interior: Como aproveitar o advento para reavaliar nossas prioridadesA Igreja Católica nos ensina que o Tempo do Advento possui duas características: um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. Mas também é um tempo em que, por meio desta lembrança, os corações estão voltados para a expectativa da segunda vinda do Cristo, no fim dos tempos!
Por esse duplo motivo, o Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.
Pensando em você e sua família, o A12 preparou um roteiro muito especial para te ajudar nas orações e reflexões de cada semana do Advento, assim, vivendo a verdadeira essência do Natal. Acesse o material exclusivo deste tempo litúrgico e comece essa jornada de fé!
.:: Roteiro da 1ª Semana do Advento
.:: Roteiro da 2ª Semana do Advento
O Tempo do Advento vivido na Família
Em suas casas, a família coloca a Coroa do Advento num lugar apropriado, num local de encontro da família, com o presépio e a Bíblia aberta. Semanalmente, a família se reúne e acende a vela correspondente à semana que se vai viver do Advento.
Sugerimos o seguinte roteiro desta celebração familiar:
1. Leitura do texto da semana (Domingos do Advento) que indicamos logo a seguir;
2. Acender a vela;
3. Oração semanal;
4. Bênção do Pai, da Mãe ou do responsável da família.
Para a 3ª semana do Advento
Papa Francisco nos lembra que no coração do cristão não pode ter tristeza, porque o cristão é amado por Deus, não vive isolado, vive em comunidade. Por isso, há razões de sobra para ser uma pessoa alegre. E nós seremos testemunhas da esperança à medida em que formos alegres, a medida em que a alegria fazer valer a pena essa esperança que não nos decepciona.
Leitura: Lc 3, 10-18
“Hoje escutamos uma mensagem de que alguém que nós muito amamos e que muito nos ama está chegando, está próximo. E isso nos faz viver de uma maneira diferente, faz com que o nosso coração acelere, porque nós queremos estar da melhor forma e com tudo organizado para receber essa pessoa. Então cabe a nós nos alegrarmos”, diz o Padre Jorge Américo.
Reflexão para ser lida:
Podemos comparar a terceira semana do Advento como a notícia de alguém que está longe e que amamos muito, que de repente chega a nosso lar! A liturgia do terceiro domingo do Advento nos lembra que o coração já está preparado pela conversão, que é constante. E agora, caminhando na estrada da esperança, só nos resta estarmos alegres porque a notícia que nos chega é que o amor vem ao encontro do Amado. A humanidade espera para que esse encontro aconteça, e acontecerá em breve, na noite santa do Natal. O Deus que se aproxima é o Deus que chega, e vem fazer história na nossa história.
Ato: Acender a 1ª vela e rezar 1 Pai-Nosso… 3 Ave-Marias… Glória ao Pai…
Oração:
“Senhor, no mundo adormecido por tantas coisas e sobretudo pela falta de sorriso, ajudai para que o nosso testemunho cristão desperte sempre a alegria de seguir. A alegria de ir ao encontro de Jesus na Manjedoura, o Seu filho muito amado, e que este encontro produza em nós uma alegria que seja incontrolável, a ponto de queremos dividi-la com aqueles com os quais encontramos pelas estradas da vida, ou sobretudo com aqueles que nós buscamos nos acostamentos da vida. E assim seja. Amém”.
Sugestão para um gesto em família:
“Famílias, ao acender a terceira vela, enfeitem ela, coloquem um laço se possível. E sempre orem no mesmo lugar da casa em que estão rezando desde o primeiro domingo do Advento!
E também sugiro que se coloquem fotografias que registraram os momentos mais alegres da nossa vida. O nascimento do filho,, um aniversário, um domingo qualquer na casa da avó, aquela foto que está todo mundo reunido, a família toda. Uma fotografia na rodoviária ou no aeroporto esperando alguém e aquele registro, aquele momento do encontro. Então, preparar o ambiente com esses elementos que são sinais de alegria.
Se não tiver fotografias, talvez uma cartinha lá do começo do namoro que o casal guardou. A primeira cartinha recebida dos filhos, o primeiro desenho da escola, isso tudo nos fará reviver. Também, sem dúvida alguma, entendermos profundamente o que é a alegria. Não é apenas uma coisa passageira, um fogo de palha, mas é algo que mexe conosco por inteiro! Ou até mesmo telefonar ou enviar uma mensagem a alguém e dizer algo bonito para que esta pessoa fique alegre, que ela esboce um sorriso”, orienta o Padre Jorge.
Bênção do Pai ou da Mãe:
— Que Deus te abençoe e te guarde! — Amém!
— Que Deus te ilumine com a luz da Sua face e te seja favorável. — Amém!
— Que Deus te mostre o Seu rosto e te traga a paz. — Amém!
— Que Deus te dê a saúde do corpo e da alma. — Amém!
— Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. — Amém!
Para contribuir ainda mais com este momento de oração em família, confira a reflexão do Pe. Jorge sobre o segundo domingo do Advento
Conheça 6 curiosidades sobre a vida de São Nicolau
Conheça 6 curiosidades sobre São Nicolau, o santo que inspirou o Papai Noel, e saiba mais sobre sua história de caridade e amor ao próximo.
A simplicidade e o carisma na missão de Dom Jaime Spengler
Dom Jaime, em entrevista exclusiva do A12, fala dos novos desafios e a alegria de ser cardeal.
Papa pede às famílias de Roma que acolham jovens no Jubileu
Carta do Papa às paróquias romanas será lido nas paróquias no próximo domingo (15), na missa do terceiro domingo do Advento
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.