Estamos nos aproximando de um dos momentos mais importantes do cristianismo: o Natal de Jesus Cristo, quando a aliança de Deus se torna realidade. O Filho de Davi veio ao mundo para nos mostrar o caminho da salvação, vivendo entre nós e ensinando que a vida é sobre fé, solidariedade, bondade e paz.
Leia MaisUma jornada Interior: Como aproveitar o advento para reavaliar nossas prioridadesA Igreja Católica nos ensina que o Tempo do Advento possui duas características: um tempo de preparação para as solenidades do Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus entre os homens. Mas também é um tempo em que, por meio desta lembrança, os corações estão voltados para a expectativa da segunda vinda do Cristo, no fim dos tempos!
Por esse duplo motivo, o Advento se apresenta como um tempo de piedosa e alegre expectativa.
Pensando em você e sua família, o A12 preparou um roteiro muito especial para te ajudar nas orações e reflexões de cada semana do Advento, assim, vivendo a verdadeira essência do Natal. Acesse o material exclusivo deste tempo litúrgico e comece essa jornada de fé!
.:: Roteiro da 1ª Semana do Advento
.:: Roteiro da 2ª Semana do Advento
O Tempo do Advento vivido na Família
Em suas casas, a família coloca a Coroa do Advento num lugar apropriado, num local de encontro da família, com o presépio e a Bíblia aberta. Semanalmente, a família se reúne e acende a vela correspondente à semana que se vai viver do Advento.
Sugerimos o seguinte roteiro desta celebração familiar:
1. Leitura do texto da semana (Domingos do Advento) que indicamos logo a seguir;
2. Acender a vela;
3. Oração semanal;
4. Bênção do Pai, da Mãe ou do responsável da família.
Para a 3ª semana do Advento
Papa Francisco nos lembra que no coração do cristão não pode ter tristeza, porque o cristão é amado por Deus, não vive isolado, vive em comunidade. Por isso, há razões de sobra para ser uma pessoa alegre. E nós seremos testemunhas da esperança à medida em que formos alegres, a medida em que a alegria fazer valer a pena essa esperança que não nos decepciona.
Leitura: Lc 3, 10-18
“Hoje escutamos uma mensagem de que alguém que nós muito amamos e que muito nos ama está chegando, está próximo. E isso nos faz viver de uma maneira diferente, faz com que o nosso coração acelere, porque nós queremos estar da melhor forma e com tudo organizado para receber essa pessoa. Então cabe a nós nos alegrarmos”, diz o Padre Jorge Américo.
Reflexão para ser lida:
Podemos comparar a terceira semana do Advento como a notícia de alguém que está longe e que amamos muito, que de repente chega a nosso lar! A liturgia do terceiro domingo do Advento nos lembra que o coração já está preparado pela conversão, que é constante. E agora, caminhando na estrada da esperança, só nos resta estarmos alegres porque a notícia que nos chega é que o amor vem ao encontro do Amado. A humanidade espera para que esse encontro aconteça, e acontecerá em breve, na noite santa do Natal. O Deus que se aproxima é o Deus que chega, e vem fazer história na nossa história.
Ato: Acender a 1ª vela e rezar 1 Pai-Nosso… 3 Ave-Marias… Glória ao Pai…
Oração:
“Senhor, no mundo adormecido por tantas coisas e sobretudo pela falta de sorriso, ajudai para que o nosso testemunho cristão desperte sempre a alegria de seguir. A alegria de ir ao encontro de Jesus na Manjedoura, o Seu filho muito amado, e que este encontro produza em nós uma alegria que seja incontrolável, a ponto de queremos dividi-la com aqueles com os quais encontramos pelas estradas da vida, ou sobretudo com aqueles que nós buscamos nos acostamentos da vida. E assim seja. Amém”.
Sugestão para um gesto em família:
“Famílias, ao acender a terceira vela, enfeitem ela, coloquem um laço se possível. E sempre orem no mesmo lugar da casa em que estão rezando desde o primeiro domingo do Advento!
E também sugiro que se coloquem fotografias que registraram os momentos mais alegres da nossa vida. O nascimento do filho,, um aniversário, um domingo qualquer na casa da avó, aquela foto que está todo mundo reunido, a família toda. Uma fotografia na rodoviária ou no aeroporto esperando alguém e aquele registro, aquele momento do encontro. Então, preparar o ambiente com esses elementos que são sinais de alegria.
Se não tiver fotografias, talvez uma cartinha lá do começo do namoro que o casal guardou. A primeira cartinha recebida dos filhos, o primeiro desenho da escola, isso tudo nos fará reviver. Também, sem dúvida alguma, entendermos profundamente o que é a alegria. Não é apenas uma coisa passageira, um fogo de palha, mas é algo que mexe conosco por inteiro! Ou até mesmo telefonar ou enviar uma mensagem a alguém e dizer algo bonito para que esta pessoa fique alegre, que ela esboce um sorriso”, orienta o Padre Jorge.
Bênção do Pai ou da Mãe:
— Que Deus te abençoe e te guarde! — Amém!
— Que Deus te ilumine com a luz da Sua face e te seja favorável. — Amém!
— Que Deus te mostre o Seu rosto e te traga a paz. — Amém!
— Que Deus te dê a saúde do corpo e da alma. — Amém!
— Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. — Amém!
Para contribuir ainda mais com este momento de oração em família, confira a reflexão do Pe. Jorge sobre o segundo domingo do Advento
Por que é fundamental viver a fé em comunidade?
No Jubileu da Esperança, os cristãos são chamados a fortalecer sua fé e viver o Evangelho. E a Liturgia deste mês nos convida a ser Peregrinos de Esperança.
Jubileu das Comunicações: exposição pede esperança por meio da informação
Evento faz parte do Jubileu do Mundo das Comunicações, que inicia dia 24 de janeiro.
O que a Igreja Católica diz sobre casamento misto?
Igreja Católica reconhece casamentos mistos e valoriza o compromisso com a fé católica na educação dos filhos.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.