A Campanha da Fraternidade deste ano nos convida a refletir sobre Fraternidade e Educação, e seu lema “Fala com sabedoria e escuta com amor” levanta a questão: “Como escutar com amor e ouvir com o coração?”.
O Pe. Patricky Samuel Batista, assessor da Campanha da Fraternidade, aprofundou essa questão, em entrevista ao Portal A12.
“Na imagem do coração temos o centro de todas as decisões mais profundas da pessoa. Para escutar com o coração é preciso recordar que temos um coração”, afirmou.
É bonito dizer que escuta e ajuda o próximo, mas por muitas vezes não se colocar no “lugar do próximo”, atrapalha no ato de escutar com amor. Ajudar o irmão em conflito é um ato de escutar com o coração.
“Parece óbvio, mas as vezes vivemos como se não tivéssemos um sinal da ausência e da indiferença que fere a fraternidade e nos afasta de um dos convites que o Senhor nos faz: Vós sois todos irmãos", explicou.
Jesus escutou e agiu com o coração, quando se deparou com a mulher adultera em que estava prestes a ser apedrejada. No Evangelho, essa é a única vez que em Jesus aparece escrevendo, isso demonstra a sabedoria de educar naquele momento em que foi exigido agir com o coração.
“Assim, consciente de que em nós habita um coração desejoso de ser semelhante ao de Cristo, escutar com o coração em vista de um saudável discernimento e comprometimento para agir, supõe atenção sincera e dedicada ao outro”, ressaltou.
O cartaz da Campanha deste ano apresenta a mulher adúltera curvada diante de Cristo, enquanto Ele escreve algo no chão. Não é possível saber o que Ele escreveu, mas relacionando com o tema da campanha, o autor da imagem fez uma releitura da cena com uma possível frase escrita: “amor e sabedoria”, retiradas do tema: “Fala com sabedoria, ensina com amor.”
Em outros pontos do pôster é possível identificar detalhes que encaminham para uma forte reflexão sobre o tema.
“Falar com amor não é desabafar, acusar, menosprezar, ser preconceituoso. Falar com amor também não é falar o que o outro espera. Por detrás de cada fala existe uma ideia, um modo de crer. Falar com amor é, antes de tudo, cultivar o amor no coração, pois, 'a boca fala daquilo que está no coração'. Assim diz a sabedora popular, grande mestra da vida! A grande contribuição da fé cristã para a educação integral, hoje, talvez seja captada no cartaz: educar é abandonar as pedras que trazemos em punho para apedrejar sem ouvir, agir por impulso, deixar-se levar pelo calor de tantas inverdades que são apresentadas como se partissem do Evangelho”, explicou.
O Evangelho fala sobre o amor e a verdade de Deus e traz ensinamentos sobre como ser mais parecido com Jesus. E para isso, é necessário pensar e agir como Ele.
“É preciso ter cuidado para não orientar os ouvidos somente para os sons que nos interessam. É no cultivo de uma escuta integral que temos a possibilidade de avançar na direção correta. É também urgente transformar essa escuta em caminho e toda nossa indignação quanto aquilo que fere o Evangelho em serviço de amor e cuidado ao próximo. Talvez aqui o lema deste ano seja a grande inspiração. Falar com sabedoria, ensinar com amor é, na verdade, o estilo de vida daqueles que aprenderam de Jesus, que é manso e humilde de coração", explicou.
Sabedoria e amor são duas palavras que servem como orientação para o discernimento de qualquer situação. Pe. Patricky, encerra falando sobre como Cristo educa com amor e sobre o compromisso de servir como Jesus.
“Muitas vezes, fala com sabedoria quem é amigo do silêncio, mas não fecha os olhos diante de tantas situações que clamam a presença daqueles que pertencem a Cristo. Ensina com amor, quem do amor vive! Eis a experiência que fazemos com Cristo: ele nos educa no amor e por isso reconduz a vida: “Vai e não peques mais”. Viver e servir como fez Jesus, eis o compromisso. Falar com sabedoria, ensinar com amor, servir com delicadeza e ternura”, finalizou.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.