Joseph Ratzinger, falecido aos 95 anos, foi eleito o 265º Papa em 19 de abril de 2005, sendo o sucessor de João Paulo II e antecessor de Francisco.
Ao escolher o nome Bento XVI, o Cardeal homenageou o Papa Bento XV, que tentou ser um conciliador durante a Primeira Guerra Mundial, mas principalmente por ser um grande devoto de São Bento, celebrado neste 11 de julho, no qual o próprio Santo Padre disse ter sido o padroeiro do seu pontificado.
Nascido em Núrcia, na Itália, São Bento é tido como o fundador do monasticismo ocidental (renúncia dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa) e um dos padroeiros da Europa.
Leia Mais“Bento, fiel amigo do Esposo”, diz Francisco na Missa Exequial do Papa eméritoPapa Francisco sobre Bento XVI: “grande mestre de catequese”Outra razão para a escolha do nome de Bento, foi renovar a identidade católica do povo europeu:
“Para criar uma unidade nova e duradoura, são sem dúvida importantes instrumentos políticos, económicos e jurídicos, mas é preciso também suscitar uma renovação ética e espiritual que se inspire nas raízes cristãs do continente, porque de outra forma não se pode reconstruir a Europa”, disse em audiência geral, em abril de 2008.
A espiritualidade do fundador da Ordem Beneditina - que sempre teve como prioridades a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência - guiou todo o pontificado de Bento XVI, até mesmo no momento da sua renúncia, em fevereiro de 2013.
Para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta falou que a missão de Bento XVI esteve sempre comunhão com o Santo de Núrcia:
“Como São Bento, está em um tempo de ‘mudança de época’ e, ao mesmo momento, com catequeses e vivências profundas numa vida de oração e pregação, fortalecer a fé do nosso povo”, disse.
O ministério beneditino também esteve presente no brasão do papa emérito:
O campo principal do brasão, vermelho, apresenta dois lados que constituem uma “capa”, de ouro. A “capa” é o símbolo da religião, que indica um ideal inspirado na espiritualidade monástica e, mais tipicamente, naquela beneditina.
Algumas ordens e congregações costumam usar a capa em seus brasões.
Dom Orani destaca que também a data da renúncia de Bento XVI tem um sentido especial. Embora o anúncio tenha sido feito no dia 11, a declaração foi assinada no dia 10 de fevereiro, dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento.
E até mesmo o seu destino após a renúncia seguiu os passos de São Bento, quando desejou se recolher e viver seus últimos anos de vida no convento Mater Ecclesiae, a poucos metros da Casa Santa Marta, onde vive o Papa Francisco.
Segundo Dom Orani, com essa decisão, o Santo Padre vivenciou um pouco do que apresenta a regra de São Bento.
“O Patriarca São Bento e toda a tradição monástica ensinam que após uma vida de provações e de lutas, bem adestrados nas fileiras fraternas, o monge pode assumir a vida mais reclusa”, afirmou o arcebispo, enfatizando que, nesse sentido, Bento XVI foi coerente com o que é sua espiritualidade.
Silvonei José, da Rádio Vaticano, falou do que Bento XVI contribuiu para nossa fé
Carmelitas francesas serão canonizadas a partir do seu martírio
Em decreto, Papa elevou religiosas aos altares sem a necessidade de comprovar milagres
Jovens visitam mais de 7 mil famílias em missão na Amazônia
A VI Missão Jovem na Amazônia refletiu o tema “Jovens Peregrinos da Esperança”, e proporcionou uma jornada de fé e serviço.
Arquidiocese de Aparecida inaugura Ano Jubilar no Santuário
Arquidiocese de Aparecida inaugura Ano Jubilar no Santuário, participe da Missa de Abertura 29 de dezembro, às 18h.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.