Igreja

Como São Bento inspirou o Papa Bento XVI?

Além do nome, a espiritualidade do Padroeiro da Europa guiou o pontificado de Joseph Ratzinger

Escrito por Alberto Andrade

07 JUL 2022 - 13H36 (Atualizada em 11 JUL 2023 - 11H48)

Reprodução Twitter

Joseph Ratzinger, falecido aos 95 anos, foi eleito o 265º Papa em 19 de abril de 2005, sendo o sucessor de João Paulo II e antecessor de Francisco. 

Ao escolher o nome Bento XVI, o Cardeal homenageou o Papa Bento XV, que tentou ser um conciliador durante a Primeira Guerra Mundial, mas principalmente por ser um grande devoto de São Bento, celebrado neste 11 de julho, no qual o próprio Santo Padre disse ter sido o padroeiro do seu pontificado.

Nascido em Núrcia, na Itália, São Bento é tido como o fundador do monasticismo ocidental (renúncia dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa) e um dos padroeiros da Europa.

Leia Mais“Bento, fiel amigo do Esposo”, diz Francisco na Missa Exequial do Papa eméritoPapa Francisco sobre Bento XVI: “grande mestre de catequese”Outra razão para a escolha do nome de Bento, foi renovar a identidade católica do povo europeu: 

Para criar uma unidade nova e duradoura, são sem dúvida importantes instrumentos políticos, económicos e jurídicos, mas é preciso também suscitar uma renovação ética e espiritual que se inspire nas raízes cristãs do continente, porque de outra forma não se pode reconstruir a Europa”, disse em audiência geral, em abril de 2008.

A espiritualidade do fundador da Ordem Beneditina - que sempre teve como prioridades a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência - guiou todo o pontificado de Bento XVI, até mesmo no momento da sua renúncia, em fevereiro de 2013.

Para a Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta falou que a missão de Bento XVI esteve sempre comunhão com o Santo de Núrcia:

“Como São Bento, está em um tempo de ‘mudança de época’ e, ao mesmo momento, com catequeses e vivências profundas numa vida de oração e pregação, fortalecer a fé do nosso povo”, disse.

Vatican Media
Vatican Media

O ministério beneditino também esteve presente no brasão do papa emérito:

O campo principal do brasão, vermelho, apresenta dois lados que constituem uma “capa”, de ouro. A “capa” é o símbolo da religião, que indica um ideal inspirado na espiritualidade monástica e, mais tipicamente, naquela beneditina.

Algumas ordens e congregações costumam usar a capa em seus brasões.

Dom Orani destaca que também a data da renúncia de Bento XVI tem um sentido especial. Embora o anúncio tenha sido feito no dia 11, a declaração foi assinada no dia 10 de fevereiro, dia de Santa Escolástica, irmã de São Bento.

E até mesmo o seu destino após a renúncia seguiu os passos de São Bento, quando desejou se recolher e viver seus últimos anos de vida no convento Mater Ecclesiae, a poucos metros da Casa Santa Marta, onde vive o Papa Francisco.

Segundo Dom Orani, com essa decisão, o Santo Padre vivenciou um pouco do que apresenta a regra de São Bento.

“O Patriarca São Bento e toda a tradição monástica ensinam que após uma vida de provações e de lutas, bem adestrados nas fileiras fraternas, o monge pode assumir a vida mais reclusa”, afirmou o arcebispo, enfatizando que, nesse sentido, Bento XVI foi coerente com o que é sua espiritualidade.


Silvonei José, da Rádio Vaticano, falou do que Bento XVI contribuiu para nossa fé

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...