Neste 28 de agosto comemoramos o Dia Nacional do Voluntariado! Na data é destacada a relevância do trabalho de mulheres e homens que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada pelas causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade.
Os voluntários dos mais diversos segmentos (desde escolas, faculdades e até instituições que atuam em causas emergenciais humanitárias), coordenam distribuição de alimentos, resgatam animais, fazem campanhas ligadas à saúde e ao meio ambiente, entre outras iniciativas.
Em nossa Igreja, um grande santo teve como missão o voluntariado: São Vicente de Paulo inspira até hoje milhares de pessoas no exercício da caridade e do serviço aos mais pobres.
Ainda no tempo presente, 363 anos depois de sua morte, o exemplo de São Vicente se configura uma luz para tantos que oferecem, por meio do serviço voluntário, a solidariedade que tanto é necessária no mundo atual.
São João Paulo II disse certa vez, se referindo a este santo, que ele era “um homem de oração e de ação, de organização e de imaginação, de comando e de humildade, homem de ontem e de hoje”, isso para lembrar como ele conduzia sua vida e missão.
Leia MaisSão Vicente de Paulo, um coração trabalhado por DeusSão Vicente de Paulo: Celebre a caridade do Santo conhecendo sua vidaPara São Vicente, o exercício do serviço da caridade está unido diretamente ao serviço espiritual. Tanto é que ele disse:
“Não seria bastante para Deus e para o próximo, dar o alimento e os remédios aos pobres se a isto não se acrescentasse, segundo o desígnio de Deus, o serviço espiritual, que lhes devemos. Se servirdes os pobres desta maneira, sereis verdadeiras filhas — e verdadeiros filhos — de Deus e imitareis Jesus Cristo, porquanto, de que modo Jesus Cristo servia os Pobres? Servia-os material e espiritualmente”.
Em outras palavras, evangelização dos pobres!
São Vicente também fala a todos nós que para servir os mais pobres, precisamos “ser pobres” com eles.
“Enquanto seu trabalho, não permitir que você pratique a pobreza absoluta, você deve, tanto quanto possível, se esforçar para imitar a pobreza de Jesus”.
Algumas orientações de São Vicente podem nos iluminar nesse caminho:
Organização inspirada no carisma do Santo voluntário
Popularmente conhecidos como “Vicentinos”, a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) foi criada por um grupo de leigos franceses aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros. Presente em 150 países, o trabalho da instituição auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários.
Existem cerca de 20 mil Conferências de Caridade dos Vicentinos no Brasil, que reúnem aproximadamente 153 mil voluntários.
Além de atuar em situações emergenciais para alimentação, roupas e remédios para pessoas em apuros, a Sociedade procura encontrar formas de promoção das pessoas que ajuda. A obra visa tornar as pessoas independentes e produtivas. Nesta página, você pode fazer sua doação ou mesmo conhecer mais do trabalho da Sociedade.
São Vicente foi declarado pela Igreja, em 1885, pelo Papa Leão XIII, Padroeiro de todas as obras de caridade. Que ele nos inspire em nosso compromisso para com aqueles que mais precisam de nossa compaixão e solicitude.
Padre Queimado fala sobre a vida de São Vicente de Paulo
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.