Igreja

Como surgiu a expressão "Missa do Galo" na véspera de Natal?

Missa no dia 24 de dezembro faz parte da rica liturgia do nascimento de Cristo

Escrito por Alberto Andrade

23 DEZ 2022 - 14H04 (Atualizada em 03 JAN 2025 - 11H34)

Vatican Media

Aqui no A12 você pode conferir que a liturgia do Natal do Senhor se caracteriza por quatro celebrações da Eucaristia, e que devemos participar de duas missas entre o dia 24 e 25 de dezembro. 

Leia MaisPor que os ortodoxos não celebram o Natal no dia 25 de dezembro?Por que devo me confessar para o Natal?Nesse período, temos uma solenidade muito importante, que de forma oficial é a Santa Missa de Natal ou Celebração do Natal do Senhor, que acontece exatamente ou próximo da meia-noite de 24 de dezembro.

A Missa foi instituída pelo Papa São Telesforo no ano 143, e a questão do horário é por causa de uma tradição de um hino latino do século IV, cantado na cerimônia do Natal, que aponta o nascimento do Cristo no meio da noite.

Em países de língua latina, a celebração é chamada de “Missa do Galo”, e essa expressão nasceu de algumas tradições católicas.

A tradição romana conta que, à meia-noite do dia 24 de dezembro, um galo cantou mais fortemente que qualquer outro de seus semelhantes, anunciando o nascimento do Menino Jesus.

Assim como o galo anuncia o nascer do sol e seu canto preludia o amanhecer, assim também a “Missa do Galo” comemora e canta o nascimento de Jesus, o Sol nascente que, clareando a escuridão do pecado, veio a nos salvar.

O galo era considerado uma ave sagrada no antigo Império Romano. O animal passou a simbolizar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Tanto que, nas Igrejas mais antigas, há a figura da ave em seus campanários.

Reprodução - Flickr
Reprodução - Flickr


Em Toledo, na Espanha, antes de baterem as 12 badaladas da meia-noite do dia 24 de dezembro,
cada lavrador da província matava um galo, em memória daquele que cantou quando Pedro negou Jesus. A ave era levada para a Igreja e, depois, doada aos pobres, garantindo-lhes um Natal mais feliz.

E nas primeiras comunidades cristãs, aconteciam peregrinações de Jerusalém até Belém para participar da Missa do Natal na primeira vigília da noite dos judeus, na hora do primeiro canto do galo. Com a expansão da Igreja, na vigília do Natal os fiéis se reuniam na igreja mais próxima e passavam a noite rezando e cantando.

Este ato litúrgico é celebração da vigília, é tempo da espera do Cristo que vai nascer. Após às 18h já se considera o novo dia, o novo tempo. O cristão deve, necessariamente, participar da Missa do Natal.

Para vivenciar o Natal de modo cristão, com Jesus no centro, é importante que nós católicos participemos da Eucaristia neste período tão importante para nossa fé.

No Santuário Nacional, a Missa do Galo acontece nesta terça-feira (24)  às 20h no Altar Central. A missa também será através do Aparecida ao Vivo, TV Aparecida, YouTube do Santuário, além do Aplicativo AparecidaE nesta página você confere os horários de missa durante o Natal e conteúdos sobre o nascimento de Cristo. 


Padre Diego nos convida a celebrar a Missa da Vigília do Natal na Casa da Mãe Aparecida



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...