Igreja

Congresso Eucarístico dos EUA: “Jesus não se cansará de vir até nós”

Escrito por Redação A12

22 JUL 2024 - 11H29 (Atualizada em 22 JUL 2024 - 12H03)

Vatican Media

O primeiro Congresso Eucarístico Nacional dos EUA nos últimos oitenta anos, foi realizado entre os dias 17 e 21 de julho e recebeu multidões. Leia MaisPapa escreve carta ao enviado especial para o Congresso Eucarístico dos EUAO que é um Congresso Eucarístico?

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo delegado do Papa Francisco e Pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, o cardeal Luis Antonio Tagle, e concelebrada por inúmeros bispos e sacerdotes, no Lucas Oil Stadium, em Indianápolis.

“Antes de vir para cá, perguntei ao Santo Padre se ele tinha uma mensagem para vocês. Ele disse: 'conversão à Eucaristia'. Foi assim que o cardeal Luis Antonio Tagle iniciou a homilia.

A partir do que disse o Papa Francisco, o cardeal Tagle refletiu sobre a relação entre conversão missionária e conversão eucarística, pois afirmou que o Congresso “será seguido pelo envio de missionários Eucarísticos”.

Tagle destacou a missão como dom, conforme o que narram para nós os Evangelhos. Cristo, disse ele, “tem uma profunda consciência de ter sido enviado pelo Pai. Enviado para ser dado”.

Por isso, “onde falta o zelo missionário, talvez isso se deva em parte a um enfraquecimento do apreço pelos dons e pela gratuidade” … “Se o nosso horizonte é apenas o do sucesso e do lucro, não há espaço para ver e receber dons gratuitos”.

Depois o cardeal falou que podemos nos questionar se afinal seguir Jesus seria então um “dom ou problema”, pois Jesus disse aos discípulos que segui-Lo “significa primeiro acreditar nele, e, segundo, comer sua carne e beber seu sangue” e, ao dizer isso, muitos começam a abandoná-lo.

“É possível que nós, discípulos, contribuamos para que outros se afastem de Jesus” … “Nossas comunidades paroquiais oferecem uma experiência de proximidade e cuidado com Jesus? Nossas famílias ainda são as principais educadoras e transmissoras da fé? Os jovens se sentem ouvidos e compreendidos em sua busca por Jesus?” … “Não percamos o coração. Jesus não se cansará de vir até nós com o dom de si mesmo, mesmo quando estiver ferido”.

Missionários Eucarísticos

O cardeal Tagle recordou também o momento no qual Jesus pergunta aos apóstolos se eles, assim como os demais, pretendiam abandoná-lo. Nesse contexto, disse:

Que possamos responder como São Pedro: 'Ficarei contigo. Nós nos recusamos a viver longe da tua presença'. Mas essas não devem ser palavras vazias. Como São Pedro, devemos acreditar com convicção. Jesus não se impõe a ninguém. Ele apela para a nossa liberdade interior[…]

 Em sua carta para mim, o Papa Francisco expressou a esperança ‘de que os participantes do Congresso, sejam plenamente conscientes dos dons universais que recebem do alimento celestial, sejam capazes de transmiti-los aos outros”.

Fonte: Vatican News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...