Igreja

Conheça a história e os ensinamentos de São João Damasceno

Doutor da Igreja que defendeu a veneração das imagens sagradas

Escrito por Laís Silva

04 DEZ 2024 - 11H06 (Atualizada em 04 DEZ 2024 - 11H31)

Rainha dos céus / Reprodução

São João Damasceno foi um importante doutor da Igreja. Nascido no ano de 675 em Damasco, na Síria, pertenceu a uma rica família cristã. Ainda jovem assumiu uma carreira na corte, e insatisfeito amadureceu sua escolha monástica, tornando-se monge no mosteiro de São Sabas, perto de Jerusalém.

Dedicou-se à ascese, literatura e pastoral, sendo conhecido por suas homilias e defesa das imagens sagradas. Perseguido pelos iconoclastas, foi reabilitado no II Concílio de Niceia. Proclamado Doutor da Igreja em 1850, pelo Papa Leão XIII, sua festa é celebrada em 4 de dezembro.

No Oriente, ele é lembrado principalmente por seus três Discursos – “A fonte da ciência”, “A fé ortodoxa”, “Sacra paralela” e também “Orações sobre as imagens sagradas” – que defendem as imagens santas contra os caluniadores. Esses discursos foram condenados pelo Concílio iconoclasta de Hieria (754) após sua morte. No entanto, eles foram fundamentais para sua reabilitação e canonização pelos Padres ortodoxos no II Concílio de Niceia (787), o sétimo ecumênico.

Nestes textos, encontram-se os primeiros esforços teológicos importantes para justificar a veneração das imagens sagradas, conectando-as ao mistério da Encarnação de Jesus no ventre da Virgem Maria.

O doutor da Igreja, deixou um legado profundo com seus ensinamentos teológicos. Podemos refletir com alguns deles:

A Trindade: Ele explicou a doutrina da Trindade de forma clara, descrevendo a Trindade como três pessoas em uma única essência divina, destacando a unidade e igualdade do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Defesa das Imagens Sagradas: João Damasceno defendeu fervorosamente o uso de imagens sagradas na Igreja. Ele argumentou que as imagens não são ídolos, mas representações que ajudam os fiéis a se conectarem com o divino. Para ele, assim como a Encarnação de Cristo tornou Deus visível, as imagens sagradas tornam visíveis as realidades espirituais.

A Virgem Maria: João Damasceno tinha uma grande devoção à Virgem Maria e é considerado um dos primeiros teólogos marianos. Ele destacou o papel de Maria na salvação, afirmando que ela é a Mãe de Deus (Theotokos) e uma intercessora poderosa para os fiéis.

A Oração: Ele ensinou que a oração é a elevação da alma a Deus, essencial para a vida espiritual, sendo um meio de comunicação e união com Deus.

Fonte: Franciscanos, Guia dos Santos, Vatican News,

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...