É muito comum nas celebrações eucarísticas vermos ao redor do altar a presença de crianças e adolescentes auxiliando o sacerdote; esse serviço é desempenhado pelos coroinhas, crianças que doam uma parte de seu tempo para testemunhar Jesus e viver a intimidade com Deus. O coroinha ou a coroinha ajudam o padre a celebrar a missa e outras cerimônias da igreja, em toda a sua liturgia.
Os grupos de coroinhas geralmente são formados por crianças acima de sete anos. A formação para esse serviço busca explicar detalhadamente a santa missa, o que significa a Eucaristia, qual o seu papel dentro da liturgia e qual o seu limite, para que eles possam cumprir bem a sua missão.
Padre Valdivino Guimarães é responsável por acompanhar o grupo de coroinhas no Santuário Nacional de Aparecida, e segundo ele nesta função, muitas vezes, a criança descobre o amor para a vida religiosa, pois é ali que a criança vai pegando gosto pelas coisas de Deus.
O padre afirma que as famílias são fundamentais nessa motivação das crianças, pois é de “pequenino que a gente tem que dar a religião de berço” pontua.
Responsabilidade dos Coroinhas
1. Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos;
2. Ser pontual nas reuniões e celebrações;
3. Ser organizado;
4. Ser cuidadoso com as coisas da igreja e do altar;
5. Tratar dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito;
6. Ser humilde e prestar atenção ao que lhe for ensinado;
7. Durante os atos litúrgicos evitar conversas, risos ou brincadeiras;
8. Cultivar o gosto pela oração e a leitura da Bíblia;
9. Dedicar-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor;
10. Manter a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.