'Nossa Senhora e o Ano da Fé' é tema de novena'
A Diocese de Lorena, no interior de São Paulo, inicia nesta terça-feira (06) a novena em preparação para a Festa da Padroeira da diocese, Nossa Senhora da Piedade.
Os fiéis se reunirão às 18h para uma procissão motorizada, em seguida, o Bispo diocesano, Dom Benedito Beni dos Santos, presidirá uma Missa Solene na Catedral Nossa Senhora da Piedade.
Diversos bispos e sacerdotes foram convidados para presidir as celebrações que têm como tema geral ‘Nossa Senhora e o Ano da Fé’.
Além da programação religiosa, a Festa de Nossa Senhora da Piedade conta também com parque de diversões, comidas típicas e shows na praça da catedral.
De acordo com o pároco da catedral, padre Rivelino Nogueira, o ponto alto das comemorações será no dia 15 de agosto, dia de Nossa Senhora da Piedade, com alvorada festiva, missas e procissão solene.
“O cume dessa festa grandiosa é a procissão no dia 15 de agosto à tarde, quando irmandades, movimentos religiosos, membros de pastorais e os fiéis saem pelas ruas de Lorena para demonstrar dedicação e carinho à Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.
O pároco contou que a festa dedicada a Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Lorena, é um dos principais eventos da cidade.
“A novena é realizada na Catedral: missa, orações, preces, bem frequentada pelos fiéis lorenenses e visitantes, onde o povo agradece pelas graças alcançadas ao longo do ano”, afirmou.

Devoção mariana
Os fiéis da Diocese de Lorena invocam a Virgem Santíssima, Mãe de Jesus, como Padroeira sob o título de Nossa Senhora da Piedade.
A história dessa devoção remonta ao culto que surgiu em Portugal, no século XII. No Vale do Paraíba, chegou junto com os franceses da Ordem dos Frades Menores.
A devoção a Nossa Senhora da Piedade é muito antiga, vem desde o primeiro núcleo do povoamento, onde foi erguida uma pequena capela em honra à Nossa Senhora da Piedade.
Quando várias paróquias do Vale do Paraíba desmembraram-se da Cúria de Taubaté, também no interior de São Paulo, foi criada a nova diocese com sede episcopal na cidade de Lorena, antiga Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, através da bula ‘Ad Christiane Plebis Regimenn’.
Segundo padre Rivelino Nogueira, é muito provável que essa forte dedicação taubateana à Virgem, a Senhora da Piedade, tenha sido trazida pelos moradores de Taubaté, que migraram para Lorena e fizeram morada às margens do Rio Paraíba, no lugar conhecido por Guaypacaré, que em 1718, se tornaria Freguesia de Nossa Senhora da Piedade.
Da modesta construção surgiu uma igreja que, mais tarde, seria a Catedral de Lorena, obra concluída em 1890 sob a responsabilidade de um dos maiores arquitetos de São Paulo na época, Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou o Teatro Municipal da capital paulista.
Mais informações em www.mitralorena.com.br
Colaboração: Padre Rivelino Nogueira
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.