Igreja

Dez anos da beatificação de Nhá Chica movimentam cidade mineira

Em festa desde o último dia 22 de abril, a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, em Baependi (MG) encerra hoje a programação em honra à sua padroeira

Escrito por Luciana Gianesini

04 MAI 2023 - 16H00 (Atualizada em 04 MAI 2023 - 16H41)

Fé profunda, amor ao próximo e grande sabedoria. Estas são, entre muitas outras, as virtudes pelas quais Francisca de Paula de Jesus – Nhá Chica – vem sendo conduzida gradativamente à honra dos altares, sustentada pela fé daqueles que lhe pedem - e alcançam - inúmeras graças, a partir de seu Santuário, localizado na cidade mineira de Baependi.

Desde o último dia 22 de abril, a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Beata Nhá Chica, situada na pequena cidade do Sul de Minas, celebra os dez anos da sua proclamação como beata da Igreja Católica, o que a deixa a apenas um passo de se tornar oficialmente Santa. Sua memória litúrgica é celebrada em 14 de junho.

Leia MaisNhá Chica: livro conta a história da santa de Baependi (MG)Em Baependi (MG), Nhá Chica ainda vive!Porém, para os milhares de devotos que ela conquistou e conquista todos os dias, no Sul de Minas e em todo o Brasil, sua santidade é inquestionável. 

Nhá Chica nasceu em Santo Antônio do Rio das Mortes Pequeno, distrito de São João Del Rei, em 1810. Seu batistério diz que era filha natural de Izabel Maria; de seu pai não se tem notícia; era o tempo da escravidão, mancha indelével na nossa História.

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal
Beata Nhá Chica


Foi ainda pequena para Baependi, juntamente com sua família, e lá sempre viveu; seguindo conselho materno, recusou-se a casar para melhor se dedicar a Deus e às pessoas mais necessitadas.

Nhá Chica levou uma vida simples: morava no alto da Colina da Conceição. Sua casinha era muito pobre, de chão batido; ali recebia a todos, sem distinção.

Era procurada por pessoas de todas as classes, carentes de corpo e de espírito. Para cada um deles, um conselho, uma mensagem de esperança, baseadas na fé e na caridade. Por isso, ainda desde muito cedo foi chamada a Mãe dos Pobres e aclamada pelo povo, ainda em vida, como a ‘Santa de Baependi’.

Programação

No dia 04 de maio de 2013, Nhá Chica foi proclamada beata. Para comemorar os dez anos deste acontecimento, hoje, 04 de maio de 2023, às 19h, no Santuário de Nhá Chica, na mesma cidade mineira, será rezada a Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz.

A celebração será sucedida pela Procissão Solene com a imagem e a relíquia da Beata Nhá Chica até a Igreja Matriz.

:: Saiba mais sobre a vida de Nhá Chica e o seu santuário clicando aqui.

Oração à Beata Nhá Chica

Deus nosso Pai, vós revelais as riquezas do vosso Reino aos pobres e simples.
Assim agraciastes a Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus, Nhá Chica,
com inúmeros dons: 
Fé profunda, Amor ao próximo e Grande Sabedoria.
Amou a Igreja e manteve uma terna devoção à Imaculada Conceição.
Por sua intercessão, concedei-nos a graça de que precisamos (pedir a graça).
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

Fonte: Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Nhá Chica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...