No dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, porque a data rememora o dia do nascimento do grande sanitarista Oswaldo Cruz. O Portal A12 quer repercutir o momento e a temática da saúde e convida para um bate-papo o bispo da diocese de Campos (RJ) e referencial da Pastoral da Saúde, Dom Roberto Francisco Ferrería Paz. Ele fala sobre os desafios pastorais e relembra a Romaria Nacional da Saúde que acontece todos os anos no Santuário Nacional de Aparecida.
Foto: Ivan Simas
Portal A12 – Dom Roberto, quais são os principais desafios pastorais?
Dom Roberto Francisco Ferrería Paz - A Pastoral tem o desafio de estar comprometida em garantir ou fortalecer, o Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que está limitado em verbas e a perigo no seu custeio e no seu financiamento, por outra parte quer também fortalecer sempre a formação de novos agentes comunitários.
Atuamos hoje buscando obedecer três dimensões: A primeira delas a dimensão da assistência solidária com a pastoral hospitalar, depois a dimensão de comunidade, propiciando campanhas e uma medicina mais preventiva. Um terceiro ponto é a luta pelas politicas publicas de saúde, pois lamentavelmente estão sofrendo muito. Queremos voltar a fortalecer o financiamento que é fundamental.
Foto: Shutterstock
A12 – Todos os anos acontece a Romaria Nacional da Saúde. Por que é importante essa reunião dos agentes de pastoral aqui no Santuário de Aparecida?
Dom Roberto Ferrería Paz - É oportunidade de sempre refletirmos a mensagem do Papa aos santuários marianos, no que se refere o dia da saúde.
.:: Pastoral da Saúde convoca agentes a se vacinarem contra gripe influenza
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.