Na Igreja, a Iniciação à Vida Cristã e transmissão dos ensinamentos da fé, tanto para crianças como para adultos que buscam se aprofundar na compreensão da doutrina religiosa e cristã, passa pelo catequista.
Esse, que é um papel fundamental na promoção da evangelização, se transformou em um ministério, instituído pelo Papa Francisco com o motu proprio Antiquum Ministerium, em 10 de maio de 2021. Após sua publicação, a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB elaborou um documento adequado à realidade brasileira.
Este texto foi aprovado durante a 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 2022, tornando-se o “Documento 112: Critérios e Itinerários para a Instituição do Ministério de Catequista”.
Após a aprovação do Documento 112, a CNBB iniciou o processo de implementação do Ministério de Catequista, traduzindo o “Rito da Instituição de Catequistas”, elaborado pelo Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.
Este ritual, aprovado e confirmado em 2023, destina-se ao episcopado brasileiro e às suas Comissões Diocesanas de Liturgia, como reconhecimento da Igreja aos leigos e leigas, que há muito tempo dedicam suas vidas à transmissão da fé e ao anúncio do Evangelho.
arrow_forward No dia 13 de abril, durante a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a missa de abertura das atividades do dia foi marcada pela instituição de 19 catequistas dos regionais da CNBB no ministério do catequista. Veja como foi!
Fonte: CNBB
Histórias e curiosidades das Basílicas do Jubileu 2025
Fique por dentro de algumas curiosidades das basílicas de Roma com Portas Santas abertas para o Jubileu 2025.
Como os pais podem catequizar nas férias?
Saiba como catequizar seus filhos nas férias com oração, filmes, Evangelho e momentos de fé em família!
Participe da 2ª fase do Mutirão em Defesa da Casa Comum
A 2ª fase do Mutirão em Defesa da Casa Comum já está com inscrições abertas. O curso online acontecerá de janeiro a fevereiro de 2025.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.