O Natal se aproxima e estamos unidos em oração com toda a Igreja, nos preparando para o Ano Jubilar de 2025. Sob o lema “Peregrinos de Esperança”, temos a certeza que somos o Povo de Deus caminhando em direção à plena realização do Reino que Jesus inaugurou neste mundo.
Cristo é a fonte de nossa esperança e alegria. Nele, toda a criação foi renovada, e a humanidade, redimida do pecado, começou. Os que creem no Senhor e seguem seu exemplo de amor recebem o presente da vida plena e eterna (Jo 13,16). A salvação da humanidade está em conhecer e viver este amor transformador.
E para auxiliar você e sua família a viver com fé esse período importante, o A12 preparou este roteiro especial de orações e reflexões de cada semana do Advento, para assim, viver a verdadeira essência do Natal. Acesse o material exclusivo deste tempo litúrgico dessa jornada de esperança!
.:: Roteiro da 1ª Semana do Advento
.:: Roteiro da 2ª Semana do Advento
.:: Roteiro da 3ª Semana do Advento
O Tempo do Advento vivido na Família
Em suas casas, a família coloca a Coroa do Advento num lugar apropriado, num local de encontro da família, com o presépio e a Bíblia aberta. Semanalmente, a família se reúne e acende a vela correspondente à semana que se vai viver do Advento.
Sugerimos o seguinte roteiro desta celebração familiar:
1. Leitura do texto da semana (Domingos do Advento) que indicamos logo a seguir;
2. Acender a vela;
3. Oração semanal;
4. Bênção do Pai, da Mãe ou do responsável da família.
Para a 4ª semana do Advento
Acendemos a vela neste último domingo antes do Natal, para reacender em nossos corações a mesma esperança que animou, durante séculos, a caminhada do povo de Deus.
Quando ouvimos a proclamação das obras do Senhor, abrimos com os nossos ouvidos também o nosso coração para Deus. O Espírito Santo desceu sobre Maria e o Verbo Divino, Jesus, a palavra de Deus em pessoa, tornou-se viva no seio de Maria e hoje é viva no meio da Igreja.
Leitura: Lc 1, 39-45.
“Neste último domingo do Advento, as leituras voltam a atenção para a figura de Maria, a jovem que disse sim ao plano de Deus. Em sua visita a Isabel, Maria se torna um testemunho vivo da encarnação e da alegria que acompanha a presença de Jesus. Maria é exemplo que nos ensina a sempre sermos disponíveis e confiarmos em Deus. Ela confiou, mesmo quando as circunstâncias pareciam desafiadoras. Por isso, ela foi toda de Deus. Seu coração nunca se balançou, pois ela sabia que Deus sempre estaria com ela. E pelo seu sim a Deus, através do anúncio do anjo, abriu-se totalmente para a vontade de Deus em sua vida”, disse o Padre Jorge Américo.
Reflexão para ser lida:
São João Batista abriu caminho para o Senhor com sua voz e seu testemunho no deserto. A Virgem Maria abre a estrada para o Verbo de Deus, em casa, fazendo de seu corpo uma tenda para a sua habitação. O fato de ser agraciada não a livra das dificuldades na longa peregrinação que percorreu até a plena maturidade na fé. Lucas apresenta Nossa Senhora como a primeira discípula do Verbo.
Ela aprendeu a duras penas, como o próprio Filho, a confiar na presença de Deus conduzindo a sua história conforme a promessa do anjo: “o Senhor está contigo”. Nossa família, como Igreja doméstica, reunida neste quarto domingo do Advento, é convidada a acolher esta boa notícia da proximidade de Deus em nossa vida e a reconhecer até mesmo dentro das contradições da vida a presença amorosa do Senhor a indicar o caminho.
Ato: Acender a 1ª vela e rezar 1 Pai-Nosso… 3 Ave-Marias… Glória ao Pai…
Oração:
“Derrama, Deus da vida, em nossos corações, a tua graça, para que, conhecendo pela anunciação do Anjo a encarnação de Jesus Cristo, teu Filho, cheguemos, por sua paixão e morte, à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor! Amém!”
Gesto em família:
A solidariedade é uma bela maneira de se preparar para o Natal. É bom ter em mente que Jesus nasceu pobre, sem casa e sem festa, e atualmente tem muita gente vivendo nessas mesmas condições. Por isso, por amor ao Deus Menino, não podemos deixar essas pessoas de lado.
Que tal fazer um gesto concreto? É possível ajudar uma família ou alguém em necessidade com doações de alimentos, roupas ou até presentes de Natal. Assim, praticamos o desapego e nos doamos pelos mais necessitados.
Esses gestos também podem envolver toda a família e aquecer os corações com amor. O Advento é o momento perfeito pra fazer o bem, com alegria e de coração aberto, para viver a fraternidade que Cristo trouxe ao nos tornar irmãos.
Bênção do Pai ou da Mãe:
— Que Deus te abençoe e te guarde! — Amém!
— Que Deus te ilumine com a luz da Sua face e te seja favorável. — Amém!
— Que Deus te mostre o Seu rosto e te traga a paz. — Amém!
— Que Deus te dê a saúde do corpo e da alma. — Amém!
— Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. — Amém!
Confira a reflexão do Padre Jorge para nos ajudar a refletir este último domingo do Advento
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Tradições do Natal e a Idade Média
Descubra como tradições natalinas, como festas e decorações, nasceram na Idade Média e moldaram costumes que seguimos até hoje.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.