A cruz é símbolo de salvação e esperança para os cristãos, representando o sacrifício de Jesus pela humanidade. Desde os primeiros séculos, o instrumento ganhou diferentes formas, adaptando-se às culturas e tradições locais de devoção.
Entre eles, a Cruz latina, o símbolo mais conhecido do Cristianismo, que representa a morte de Jesus, e a Cruz grega, que possui braços iguais, ao contrário da cruz latina, que tem braços desiguais.
Dê play no vídeo que traz a diferença dessas duas cruzes com explicação do Padre Ferdinando Mancílio, C.Ss.R. e saiba por que a construção do Santuário Nacional tem a ver com essas cruzes:
Em formato de "X", lembra o martírio do apóstolo André, que, segundo a tradição, pediu para ser crucificado dessa forma por se considerar indigno de morrer como Cristo;
Cruz de Jerusalém
Usada nas cruzadas, traz uma cruz maior com quatro menores, simbolizando os cinco ferimentos de Cristo ou a missão de levar o Evangelho aos quatro cantos da Terra;
Cruz de Tau
Formada pela letra grega “T”, foi usada por São Francisco de Assis como um símbolo de salvação e penitência.

Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.