Na maior competição esportiva do mundo, que encerrou neste domingo (8), tivemos o privilégio de acompanhar a beleza dos movimentos e disputas acirradas, que levou emoção e alegria a todos que assistiam as apresentações e partidas. No entanto, mais que uma disputa pela medalha, o evento nos ensinou sobre a perseverança, fé, confiança, generosidade, paciência e humildade.
Não foram poucas as cenas que nos motivaram a pensar sobre essas virtudes, também tão necessárias e urgentes na vida de um cristão. Veja só 👇
Pense, por exemplo, no preparo que os atletas precisam fazer para se saírem bem nas competições. O cristão, para que saiba anunciar a Palavra de Deus e, mais que isso, viver no seu dia a dia a fé, a caridade e a esperança, é preciso treinar muito. E isso significa se comprometer com uma vida de oração constante e perseverante, mesmo nos dias mais difíceis.
Com a ginasta Simone Biles, somos convidados a refletir sobre como realizamos as nossas atividades na família, com os amigos e no trabalho. Será que agimos com sinceridade, reconhecendo os nossos limites e, especialmente, dando um passo para trás, reconhecendo a nossa fragilidade? Como cristãos, todos os dias precisamos reconhecer as nossas carências, para que o nosso coração esteja cada vez mais perto de Deus, sedento por Seu amor e Seus cuidados.
Com a mais jovem medalhista olímpica, Rayssa Leal (a Fadinha), aprendemos que todos nós somos capazes de realizações grandiosas. Para fazer parte do reino de Deus, basta o compromisso de viver o amor ao próximo com entrega e de coração. Para isso, a pouca ou muita experiência não define o seu ser cristão. Confiança e coragem para vencer os obstáculos são atitudes muito necessárias. Todos somos especiais para Deus.
Na vida de um cristão, a caminhada é em comunidade. Somos convidados a estar atentos ao outro, reconhecer a qualidade do outro e aprender com o outro, para que, a partir destas pequenas atitudes, o mundo possa ser construído com partilha e unidade. Um exemplo desta generosidade foi na modalidade do salto em altura masculino, dos atletas Gianmarco Tamberi e Mutaz Essa Barshim, que decidiram dividir o pódio com a medalha de ouro. Essa atitude nos ensinou que a vida não se resume em ser melhor do que o outro, mas de reconhecer e celebrar as vitórias em conjunto.
A atleta holandesa Sifan Hassan nos ensinou sobre perseverar, não desistir, superar e seguir em frente. Ela caiu durante a prova classificatória nos 1500m rasos e, mesmo assim, conquistou o primeiro lugar na corrida. Na vida de fé, muitas vezes vamos cair, ficar um pouco desanimados, mas isso não pode definir a nossa conduta, nós sempre podemos levantar e ir muito além do que imaginamos, porque Deus é amor, e mesmo diante das impossibilidades, nos apresenta oportunidades de conquistas e realizações.
Primeira intenção do Papa para 2025 é pelo direito à educação
Papa Francisco pede orações e ações pelo direito à educação dos migrantes e refugiados no primeiro mês do Ano Santo.
Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior é aberta no Jubileu da Esperança
No primeiro dia de 2025, a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior foi aberta pelo cardeal Rolandas Makrickas, marcando a quarta a Porta Santa do Jubileu da Esperança.
5 dicas bíblicas para iniciar um novo ano
A Palavra de Deus deve ser o nosso guia para começar o novo ano!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.