Outubro é um mês de grandes festas na Igreja Católica: Mês das Missões, período em que se comemora a Santidade de Santa Terezinha do Menino Jesus, de Santa Teresa D'Ávila, a Festa da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e também o santo que é outro símbolo do povo brasileiro, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão.
E de onde vem tanta devoção? A cidade do Santo está dentro do território da Arquidiocese de Aparecida, em Guaratinguetá (SP), local onde também está localizado o Santuário de Frei Galvão.
Todos os anos, em 25 de outubro, a cidade para e festeja “Frei Galvão”, aquele das famosas pílulas milagrosas e canonizado pelo Papa Bento XVI em 2007. A novena no Santuário dedicado ao Santo teve início em 14 de outubro.
No vídeo abaixo, fomos conhecer o Santuário e conversamos com Edson Galvão, sobrinho-neto do santo, que apresenta ao A12 detalhes deste lugar tão especial para os católicos.
Localizada no bairro Jardim do Vale, a Igreja de Frei Galvão foi elevada a Santuário em 2010 e recebe cerca de um milhão e 400 mil devotos por ano.
Frei Galvão deixou uma herança e um legado de fé muito expressivos. Suas famosas pílulas milagrosas são apreciadas por milhares de devotos, que já alcançaram graças e curas. Algumas dessas histórias você pode conhecer também no vídeo acima. É só clicar e assistir. A devoção ao santo é crescente, principalmente, após a sua canonização em 2007. O conhecimento e a devoção não se restringem a Guaratinguetá, pois é uma devoção que chega até mesmo fora do país.
Todos que fazem a experiência de alcançar uma graça, pela intercessão de Frei Galvão, acabam se tornando pessoas que divulgam, e assim, a devoção vai crescendo, acabam se tornando missionários com a divulgação. A visita de Bento XVI, foi um grande sinal desta devoção e veio fomentar ainda mais, foi um marco inicial.
Um homem a ser imitado
Leia MaisO ardor missionário da vocação de Frei GalvãoPara o Arquivo A, da TV Aparecida, o Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, comenta que é importante relembrar e imitar Frei Galvão em suas virtudes:
"Santo Frei Galvão é um Apostolo da caridade e da paz! Aprendemos com ele aquela bem-aventurança: 'Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus'.
Ele nos ensina a sermos uma Igreja em saída, pois visitou nove grandes cidades! Ele é o santo da pacificação, trabalhou pela paz na família e na Igreja. Aprendemos também com Frei Galvão o amor aos pobres, pagava a dívida dos necessitados e os visitava".
Dom Orlando também exemplifica que Frei Galvão era homem da oração e do trabalho, pois ele mesmo foi operário, trabalhador e construtor. “Ele é o padroeiro da construção civil e nós precisamos pensar naqueles que estão sem teto, sem casa e também para que os nossos lares sejam verdadeiros templos de Deus”.
O arcebispo frisa que um ponto alto do santo é ajudar as mães grávidas, ajudar a nascer a vida, enquanto existem tantos abortos, como também, tantas jovens gestantes ainda despreparadas para serem mães. “É o cuidado pela mãe, o zelo pelo feto, pelo embrião no útero materno, a defesa da vida do inocente, tudo isso nós aprendemos com frei Galvão”, explica.
Assim como a Novena da Padroeira do Brasil deste ano de 2023, a Festa em Guaratinguetá tem como tema "Vocação e Missão de Frei Galvão”, e lema: “Coração ardente, pés a caminho”, uma releitura do Ano Vocacional da Igreja do Brasil, a partir dos Evangelhos e a vida do primeiro santo brasileiro.
A artesã Roseli Aparecida da Silva, voluntária no Santuário de Frei Galvão, é responsável pela distribuição das pílulas no local.
“Para mim, as pílulas têm um valor muito grande. É incrível estar a serviço daqueles que precisam, pois observamos a fé das pessoas pedindo a intercessão de Frei Galvão, então fazemos com muito amor. Somos um pequeno instrumento, quando doamos um pouquinho do tempo e nos dispomos a ajudar o outro”, disse em entrevista feita ao A12.
Certo dia, durante o século XVIII, um homem se debatia por causa de fortes dores provocadas por cálculos na vesícula. Ele pediu a Frei Galvão para que o abençoasse para se livrar da dor.
Lembrando do poder de intercessão da Santíssima Virgem Maria, Frei Galvão escreveu em um pedacinho de papel um verso em latim: Post partum Virgo inviolata pemansisti, Dei Genitrix intercede pro nobis, que traduzido para a língua portuguesa significa: “Depois do parto permanecestes intacta virgem, Mãe de Deus, intercedei por nós”.
O futuro santo amassou o pedacinho de papel e pediu para que o doente engolisse como se fosse uma pílula. Pouco tempo depois, o enfermo expeliu os cálculos sem dificuldades.
De acordo com relatos históricos, esse episódio marcou o início da fé nas pílulas de Frei Galvão. Antes mesmo de morrer, Antônio de Sant'Anna Galvão já realizava milagres.
O Mosteiro da Imaculada Conceição, em Guaratinguetá (SP), é um dos locais responsáveis pela fabricação das famosas pílulas milagrosas de Frei Galvão. As irmãs de clausura recebem pedidos e enviam para paróquias e pessoas de todo o país. Neste período, por conta da festa do santo, celebrada no dia 25, o número de pílulas fabricadas cresce para quase 2 mil por pedido.
Os motivos pelos quais as pessoas procuram as pílulas geralmente incluem pedidos de cura, dos mais diversos males. A devoção das pílulas é tida como um remédio milagroso. Vale ressaltar que as pílulas têm distribuição gratuita no Santuário de Frei Galvão e sob nenhuma hipótese podem ser comercializadas.
No vídeo abaixo, mostramos como é o passo a passo para confeccionar as pílulas.
Assista também ao Arquivo A sobre Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, na íntegra:
Papa explica que Deus responde nossas carências com fartura
No Angelus deste segundo Domingo do Tempo Comum, Papa Francisco destaca a superabundância de Deus em meio às nossas carências.
Oração pelos solitários
Reze pelos solitários encontrarem consolo e esperança. Confira a oração retirada da publicação “Orações Aparecida”.
Papa Francisco nos incentiva ao riso e ao bom humor!
Relembre momentos leves e inspiradores do Santo Padre, que valoriza o senso de humor
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...