Nigel Jarvis/Shutterstock
Igreja

Gaudí, arquiteto da Sagrada Família, a caminho dos altares da Igreja

Antoni Gaudí se converteu durante o processo de construção da Sagrada Família, em Barcelona, que continua em construção após mais de 140 anos

Escrito por Beatriz Nery

25 JUN 2024 - 12H01 (Atualizada em 25 JUN 2024 - 14H29)

Poucos sabem que Antoni Gaudí, o famoso arquiteto catalão responsável pela construção do Templo Expiatório da Sagrada Família, em Barcelona, se tornou um católico praticante após dedicar-se ao seu maior projeto e obra-prima. Hoje, ele é chamado carinhosamente de “arquiteto de Deus”.

TTstudio/Shutterstock
TTstudio/Shutterstock


Sua carreira, iniciada em 1878, após se formar na Escola de Arquitetura de Barcelona, o fez criar prédios hoje considerados os pontos turísticos mais visitados em Barcelona, mas também a construção de locais que prezassem pela vida e bem-estar dos trabalhadores, uma das grandes preocupações de Gaudí.

Seu maior intuito na construção da Sagrada Família era que todo significado levasse ao divino. Tanto esmero o transformou em um de seus trabalhos mais minuciosos, tanto que em seus últimos anos de vida, dedicou-se completamente à sua construção, exatamente os primeiros 11 anos dos 142 anos que já dura a obra, e que tem 2026 como ano de conclusão.

Leia MaisPapa deseja ambiente propício para oração na Basílica da Sagrada Família Sagrada Família, após 144 anos, será concluída em 2026Em 2010, o Papa Bento XVI consagrou a Sagrada Família e afirmou na homilia que, “neste ambiente, Gaudí quis unir a inspiração que lhe chegava dos três grandes livros que o alimentavam como homem, como crente e como arquiteto: o livro da natureza, o livro da Sagrada Escritura e o livro da Liturgia”.

Foi difundido que apenas trabalhar na construção da igreja era motivo para conversões, como a do arquiteto japonês Etsuro Sotoo. Ele visitou Barcelona no fim da década de 1970, ficou impressionado com a obra e pediu para ser pedreiro, o que, após uma prova, foi concedido. O seu estudo e admiração por Gaudí o converteram ao catolicismo aos 37 anos.

juan hung-yen/Shutterstock
juan hung-yen/Shutterstock


Processo de beatificação

Reprodução
Reprodução

Diante de sua fé, a Arquidiocese de Barcelona, por meio do padre José Manuel Almuzara, iniciou o processo de beatificação de Gaudí em 2003, reconhecendo sua vida não apenas como arquiteto, mas como um cristão exemplar, cuja fé profunda influenciou significativamente seu trabalho.

Padre Almuzara formou a Associação pela Beatificação de Antoni Gaudí e começou a trabalhar para reunir a documentação para que seu nome fosse considerado pelo Vaticano. Até então, Gaudí foi nomeado “servo de Deus”, a primeira etapa da beatificação.

A biografia “Gaudí, o arquiteto da Sagrada Família”, de Josep Maria Tarragona, se tornou um dos documentos importantes para a Causa dos Santos.

“Se usarmos a lógica [de beatificá-lo apenas por suas obras], teríamos que beatificar Michelangelo e Mozart. A questão é que Gaudí foi um cristão exemplar. Sua vida foi a vida de um santo”, disse em entrevista à BBC. Ele também acredita que, durante o trabalho no templo, Gaudí “viu Jesus Cristo em pessoa”.

Em dezembro de 2023, um avanço significativo ocorreu para sua causa. O Cardeal Juan José Omella, Arcebispo de Barcelona, criou a Associação canônica para a canonização de Antoni Gaudí. A nova associação substitui a associação civil anteriormente criada, igualmente destinada à canonização do arquiteto catalão.

Os documentos relatando as virtudes do servo de Deus, também conhecidos como “positio”, foram entregues à Congregação para a Causa dos Santos, responsável por estudar os pedidos de canonização.

O próximo passo será uma votação em que cardeais e teólogos avaliarão a trajetória de Gaudí e, em seguida, apresentarão seu resultado ao papa e, com um veredito positivo do Papa Francisco, Gaudí será considerado “venerável”.

:: Entenda mais sobre a “arte do sagrado”

Fonte: BBC, Wikipedia, ACI Digital, Gaudiumpress

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...