Neste sábado, 21 de janeiro de 2023, dia de Santa Inês virgem e mártir, Dom Orlando Brandes celebrou 6 anos, desde a sua pose como Arcebispo de Aparecida (SP) no ano de 2017. A Celebração Eucarística em Ação de Graças foi realizada às 9h, no Altar Central do Santuário Nacional. Leia Mais“O ano vai ser muito feliz com Maria”, afirma Dom Orlando BrandesDom Orlando diz que “Nossa Senhora é o que a Igreja deve ser”
Durante sua homilia Dom Orlando destacou sobre esse período como Arcebispo:
"Três palavras para esses 6 anos em Aparecida: perdão, gratidão e fidelidade até o fim, pela intercessão de Santa Inês, amém."
Ao final da celebração, frei Bartolomeu Shultz, em nome de todos os religiosos e fieis da Arquidiocese de Aparecida dirigiu as seguintes palavras ao Arcebispo:
"Querido Dom Orlando Brandes, nosso pastor, amigo, pai, a nossa palavra hoje é gratidão pelo seu testemunho, pela sua profecia, por de fato termos aqui um pastor com cheiro de ovelhas, que vive próximo às suas ovelhas e expressa para nós o grande sentimento de amor e caridade, que tem para com cada um de nós.
Gostaria de evidenciar três palavras do seu ministério aqui em Aparecida: Pastor da Palavra, que medita a Palavra, anuncia e vive a Palavra; e ao viver e anunciar toca nossos corações. Pastor do amor, que ama sua Igreja, ama Nossa senhora e ama a cada um de nós, povo de Deus, povo que o Senhor te confiou. E, pastor da caridade, que pratica a justiça e a paz, anuncia e denuncia.
Muito obrigado pelo seu ministério, obrigado por cuidar de nós e obrigado por nos amar. Nós também te amamos! Deus te abençoe!"
1/15
Histórico
No dia 16 de novembro de 2016, o Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Raymundo Damasceno Assis e nomeou como novo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, sendo transferido da Arquidiocese de Londrina, no Paraná.
Dom Damasceno apresentou a renúncia para a Santa Sé quando completou 75 anos, em fevereiro de 2012, conforme está descrito no direito canônico.
Era a primeira vez que Dom Orlando realizava seu ministério na região Sudeste. Desde que foi ordenado padre, em 1974, em Francisco Beltrão (PR), e depois bispo, em 1994, em Joinville, no estado de Santa Catarina, Dom Orlando Brandes exerceu sempre a sua missão na região Sul.
O Arcebispo tomou posse em 21 de janeiro de 2017, no Altar Central do Santuário, após receber o báculo das mãos de Dom Damasceno, em celebração que contou com a presença do então Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello.
Para o Jornal Santuário, Dom Orlando disse que a nomeação um gesto misericordioso de Deus a ele, e, assim como a Mãe do Salvador, ele se coloca a serviço com muita humildade.
“Com consciência da responsabilidade pessoal, das minhas limitações e de que é Deus quem conduz nossa vida e coloca pastores à frente do rebanho, como melhor lhe convém, estou convencido de que não estou indo para Aparecida nem por mérito, nem por acaso, nem por coincidência, mas por misericordiosa providência de Deus”.
O arcebispo completou dizendo que um pastor em Aparecida deve olhar para os pequeninos, para as paróquias e para o clero arquidiocesano:
“Quero estar no meio do povo peregrino e aprender com esse povo. Quero ser, no meio dos missionários, um bispo missionário”.
Ao longo de seu ministério, 48 anos de ordenação sacerdotal e 28 como Bispo, Dom Orlando acumula experiência em diversos setores.
Foi professor de Teologia, diretor de Instituto Teológico, reitor de Seminário, presidente de Tribunal Eclesiástico, diretor espiritual, vigário paroquial, pregador de missões e bispo.
Ele assumiu diversos cargos em organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre eles, o de presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, de 2007 a 2011, da Comissão para o tema central da Assembleia Geral da CNBB, em 2016, que discutiu a missão dos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade.
Conheça a caminhada episcopal de Dom Orlando Brandes:
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.