Um dia de muita alegria para a Igreja em todo o mundo!
O Papa Francisco aprovou, na manhã desta quinta-feira (22), o decreto que reconhece as virtudes heroicas da Irmã Lúcia dos Santos, uma dos três pastorzinhos que recebeu as aparições silenciosas da Virgem Maria na Cova da Iria, em Fátima (Portugal) no ano de 1917.
Leia MaisPor que Nossa Senhora de Fátima apareceu a crianças?107 anos do Milagre do Sol de Nossa Senhora de FátimaA aprovação veio após reunião do Santo Padre com o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.
Isso ocorreu após a análise feita por nove teólogos de documentos com a biografia da Irmã, recolhidos na fase diocesana do processo, entre 2008 a 2017, que descreveram as virtudes vividas pela religiosa, bem como os depoimentos das testemunhas, o seu diário e outros documentos inéditos, considerados relevantes no processo.
“Ela viveu toda esta dimensão e espiritualidade de forma discreta e humilde, procurando a verdade e não a notoriedade, sempre escondida, mas sempre presente a todos. Esta sua espiritualidade, santidade e virtudes são muito humanas: ela não era uma extraterrestre, não vivia fora da nossa órbita; foi humana e muito feminina, uma mulher inteligente e perspicaz, desembaraçada e solidária, cheia de alegria e humor contagiante como testemunham as irmãs do Carmelo”, disse Dom António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima.
Por que só agora a Irmã está no caminho para a canonização?
Em 13 de maio de 2017, centenário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima às três crianças, Francisco e Jacinta Marto foram canonizados pelo Papa. Como os irmãos foram vítimas da grave gripe espanhola, Francisco morreu com 10 anos, em abril de 1919 e Jacinta com apenas nove anos de idade, em fevereiro de 1920.
Lúcia sobreviveu à epidemia e, totalmente comprometida com a missão que recebeu da parte de Deus, através das mãos da Senhora do Rosário, deixou a sua terra natal e partiu para Porto (Portugal) com apenas 14 anos e ingressou no Instituto das Irmãs de Santa Doroteia em 1925, onde permaneceu até 1948.
Na Espanha, a religiosa teve mais duas aparições que completaram o ciclo da mensagem de Fátima: com os pedidos da Devoção dos Primeiros Sábados em 1925 e a Consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria, em 1929.
Somente a Irmã permaneceu como a única guardiã da mensagem que lhe foi confiada por Nossa Senhora, que ela transcreveu, a pedido do bispo de Leiria, José Alves Correia da Silva, em quatro documentos entre 1935 e 1941.
A terceira parte do segredo de Fátima está no escrito de 1944, e foi enviado a Roma, aberto pela primeira vez em 1960 e não revelado por São João XXIII e São Paulo VI.
Foi São João Paulo II que tornou o segredo conhecido no ano 2000, onde foi revelado que saibamos olhar com carinho para as orientações da Mãe que reza conosco para nos levar sempre aos cuidados de seu filho Jesus.
Em 13 de maio de 1967, a Irmã Lúcia foi a Fátima para se encontrar com São Paulo VI. Ela fez o mesmo com São João Paulo II em 13 de maio de 1982, quando o Pontífice ofereceu a Nossa Senhora uma das balas da tentativa de assassinato contra ele no ano anterior, e depois novamente em 13 de maio de 1991 e 13 de maio de 2000.
Após sua missão cumprida, Lúcia entrou no Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, em março de 1948, onde permaneceu até à sua morte, em 13 de fevereiro de 2005. Por isso, o seu processo de beatificação só iniciou a partir do seu falecimento e está passando por estas etapas, que já tinham sido completadas pelos santos primos.
Outros veneráveis
Além da Irmã Lúcia, o salesiano brasileiro Antônio de Almeida Lustosa, segundo arcebispo da história de Fortaleza (CE) também teve suas virtudes heroicas reconhecidas.
O padre veneziano Antonio Pagani, a Irmã Mary Lange e 20 mártires da guerra civil espanhola em 1936 também foram reconhecidos como Veneráveis pela Igreja Católica.
O portal A12 esteve na aldeia onde os pastorinhos nasceram
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.