Um tempo de celebração e de graça – é com essa motivação que as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã iniciam as comemorações do Ano Jubilar pelos 150 anos da chegada da primeira comunidade no Brasil. Hoje, a missão evangelizadora iniciada em 1872, com seis religiosas alemãs, conta com mais de 300 Irmãs, se estende pelas cinco regiões do país, além da Guatemala e Argentina.
De acordo com a Irmã Mônica de Azevedo, Ministra Provincial da Província do Sagrado Coração de Jesus, a missão das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã no Brasil começa após o pedido do Padre Guilherme Feldhaus, que escreveu à Superiora Geral da Congregação, Madre Aloísia Lenders, que estava na Alemanha. Nesta carta, o superior da missão dos jesuítas no Rio Grande do Sul solicitou o envio de Irmãs para o Brasil, mais especificamente para São Leopoldo, a fim de assumirem a educação de crianças e jovens, filhas de imigrantes alemães.
Madre Aloísia, conta Irmã Mônica, viu neste apelo um aceno de Deus Bom e Providente: “Em 1872, as seis Irmãs vieram, escolhidas dentre mais de uma centena de irmãs que se dispuseram a vir como missionárias ao Brasil: Madre Ana Moeller, Irmã Teresia Cremer, Irmã Maria Lichtenberg, Irmã Florência Hemsel, Irmã Alvina Ferbers, Irmã Ludgera Hellwig. Sob a proteção de São José enfrentaram as dificuldades na longa viagem, durante toda quaresma do ano de 1872. No dia 31 de março, na radiosa manhã de Páscoa de 1872, o navio, trazendo entre seus passageiros as seis irmãs missionárias, atracou em Porto Alegre (RS). As Irmãs chegaram finalmente a seu destino, às 14h do memorável dia 02 de abril de 1872” disse.
Um século e meio depois, a Ministra Provincial destaca que missão cresceu para além daquele pedido inicial: “Hoje nós, 370 Irmãs em duas Províncias Brasileiras, continuamos esta missão confiada a nós pela Bondade e Providência de Deus, nos diferentes campos de missão: na educação, na saúde, na pastoral paroquial e nos projetos sociais junto aos mais pobres, no cuidado de crianças, adolescentes, jovens e idosos, tocando corações e construindo histórias” disse.
Leia MaisCristãos no Século XXI: Qual o futuro da Igreja?E é com esse espírito de gratidão pelo passado vivido que as comunidades franciscanas celebram o Ano Jubilar. A abertura congregacional foi realizada no Domingo de Páscoa, em São Leopoldo. Agora, estas celebrações se desdobrarão nas comunidades religiosas e espaços de missão: escolas, obras sociais, espaços de saúdes, comunidades eclesiais, entre outros.
Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a Congregação adaptou os eventos celebrativos como, por exemplo, uma exposição virtual, com o acervo do Centro Histórico da Província, sobre a história da chegada das Irmãs no Brasil, publicada nas redes sociais; Celebrações Eucarísticas com transmissão pela internet; Encontros e Estudos realizados na modalidade online; além de ações solidárias e de divulgação do Carisma Congregacional.
No mesmo espírito celebrativo e na mística do bom samaritano, que viu, sentiu compaixão, aproximou-se e cuidou (Lc 10,33-34), uma nova comunidade de Irmãs, como presença franciscana missionária junto à Comunidade da Vila Santa Marta, periferia da cidade de São Leopoldo, será fundada como marco do ano jubilar em 2021. Conforme Ir. Mônica, “a nossa vida consagrada de seguimento a Jesus Cristo e a vivência do Evangelho nos convocam e animam sempre de novo a doar a nossa vida pelos irmãos e irmãs, aproximando-nos e cuidando especialmente dos mais sofridos e pobres. Sentimos o forte apelo do Espírito para ir ao encontro dos mais pobres de São Leopoldo, cidade que nos acolheu há aproximadamente 150 anos. O vigor missionário das seis primeiras Irmãs, vindas da Alemanha ao Brasil, que recentemente recordamos na abertura do ano jubilar, inspira-nos a dar a nossa resposta às necessidades deste tempo e deste lugar.”
Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã
A Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã foi fundada no dia 10 de maio de 1835, por Madre Madalena Damen, na Holanda. A Congregação tem como carisma: Confiar na bondade e providência de Deus, reverenciar toda a criação e viver o Evangelho em nosso tempo como São Francisco e Madre Madalena Damen.
O que diz a Igreja sobre a renúncia de padres, bispos e do papa?
A Igreja permite a renúncia de sacerdotes, bispos e do Papa em casos específicos, conforme o Código de Direito Canônico.
Terço pela saúde do Papa terá novo horário e local durante retiro da Cúria
Diante dos Exercícios Espirituais da Cúria Romana, as orações do terço em prol da saúde do Papa Francisco mudaram de local.
Comissão Episcopal da CNBB da início à revisão de textos litúrgicos
A revisão dos novos lecionários para a missa, iniciada em 21 de fevereiro pela Cetel da CNBB, visa ajustar os textos litúrgicos até o fim deste ano.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.