Igreja

JMJ 2023: Um caminho missionário na Europa

Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.

Escrito por Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

21 ABR 2022 - 07H00 (Atualizada em 27 ABR 2022 - 10H33)

Shutterstock/ Riccardo Piccinini

O "velho continente" nas últimas décadas tem presenciado a redução do número de cristãos católicos. De um continente totalmente católico, hoje conta somente com cerca de 23,183% de sua população total sendo católica.

Leia Mais#PartiuJMJ: Estamos a caminho da Jornada Mundial da Juventude de 2023O apelo do Papa Francisco em relação à escolha do tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1,39), é um apelo que chega ao coração da juventude, para ser como Maria: disponível, aberta à vontade de Deus e pronta para a vida missionária.

Certas perguntas surgem com o alvorecer desta nova Jornada Mundial da Juventude, como por exemplo: “Como ser um jovem missionário na Europa?”, “Como evangelizar o velho continente, que antes foi quem evangelizou as Américas?”, “Quais os desejos do Papa Francisco para nos propor este tema?”.

Santa Sé
Santa Sé

Não podemos esquecer que a encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, chama a todos os cristãos a serem sinais de fraternidade para que o mundo então veja que é por meio desta fraternidade universal que poderemos superar guerras, conflitos e a busca insaciável pelo poder.

Leia MaisConheça os símbolos da JMJO tema da Evangelização é algo central na Igreja, pois trata-se da missão que Cristo confiou a todos nós: Ir e evangelizar a todos. Evangelizar muitas vezes nos remete ao modelo de evangelização do século XVI, na era dos descobrimentos, mas não podemos pensar assim. Falar de evangelização hoje é procurar debater sobre o papel do cristão e da cristã dentro da sociedade como sinal visível da presença de Jesus e como que poderemos construir um mundo mais fraterno e justo para todos.

 Logo, da mesma forma que Maria foi ao encontro de sua prima Isabel, os jovens cristãos são chamados a irem ao encontro daqueles que mais precisam, ajudando-os e mostrando ao mundo que a juventude pode ser sinal da ação de Deus.

Escrito por:
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima C.Ss.R.
Fr. Rafael Peres Nunes de Lima, C.Ss.R.

Missionário Redentorista, Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e estudante de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores – ITESP.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Igreja

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...